12/09/2012

Entrevista com Fabiane Ribeiro

Escritora fala sobre seu universo criativo e muito mais


Olá, amigos!
A escritora Fabiane Ribeiro, autora de 3 livros, já foi apresentada aqui no Recanto. Se você perdeu, não deixe de visitar a postagem em que mostramos sua obra e falamos um pouco sobre sua vida. Para completar, hoje trazemos para vocês a entrevista que ela concedeu ao blog. Garanto que vale a pena ler!

De que forma surgiu o desejo de escrever e o que espera da literatura para a sua vida?
Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora. Eu estava no quarto ano da faculdade de Medicina Veterinária, quando fiquei doente e parei os estudos por um tempinho. Nessa época, em meio a momentos difíceis, escrevi dois livros. Um deles é o romance Jogando Xadrez com os Anjos, minha primeira obra publicada. Desde então, a literatura passou a fazer parte da minha vida e dos meus sonhos. Eu espero nunca mais deixar de escrever.

Seus livros falam de esperança e renovação. Além de boas histórias, você gosta de levar mensagens ao leitor?
Eu tento sempre escrever com o coração. Tenho percebido que os leitores experimentam as mesmas sensações que eu tive ao escrever cada cena, e sou muito emotiva. Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer meus livros e que dividam suas opiniões comigo, mas creio que as mensagens e as emoções são passadas e sentidas de forma única. Então, espero que se sintam bem lendo minhas histórias e as aproveitem da melhor forma possível, individualmente falando. Além disso, um fator que contou muito para que eu levasse mensagens de esperança no Jogando Xadrez com os Anjos – meu primeiro romance, como já citado – foi eu tê-lo escrito em um momento difícil, no qual estava com problemas de saúde. Assim sendo, retratei um pouco do meu mundo interior na história e da fé que eu mesma precisava ter.

Como você cria seus personagens? Eles surgem espontaneamente?
Sim, geralmente eles surgem de forma espontânea, assim como os primeiros rabiscos de cada história. No decorrer do tempo, eles vão ganhando cada vez mais forma. Gosto muito de trabalhar com o passado de cada um deles na minha cabeça. Isso fica bem claro em Jogando Xadrez com os Anjos, pois faço alguns “flashbacks” com os personagens. Gosto de ter um motivo para as atitudes e os sentimentos de cada um no presente. Então, geralmente tenho a história de vida de cada um em minha cabeça. A partir do passado, monto o perfil de como cada um seria no momento presente da história.

Você tem autores preferidos e nos quais se inspira?
Adoro o trabalho de vários escritores do mundo todo e acredito que cada um traga um pouquinho de inspiração para as minhas histórias e para a minha vida. Alguns dos que mais admiro são Carlos Zafón, John Boyne, Khaled Hosseini e Fernando Sabino.

Conte um pouco sobre sua experiência na última Bienal de São Paulo.
A Bienal, como sempre, foi um evento lindo. Esse foi meu segundo ano como autora e, entre a Bienal do Rio de 2011 e a edição paulistana de 2012, pude ver como muita coisa mudou. Para começar, como todos sabem, agora estou na editora Universo dos Livros. Assim, meu livro ganhou mais destaque e alcançou mais leitores. Foram muitos momentos emocionantes. Conheci blogueiros parceiros, autores que só conhecia virtualmente e alguns que também publicam pela Universo. Cada sessão de autógrafos foi muito especial e inesquecível. Dei até meu primeiro autógrafo em inglês, para uma garotinha britânica como a Anny (protagonista de Jogando Xadrez com os Anjos), que se interessou pelo livro justamente por ele se passar no seu país de origem.

Quais são seus projetos literários para o futuro? Existe algum em andamento atualmente?
Estou com 3 livros lançados, sendo 2 em formato digital e um em formato impresso (Jogando Xadrez com os Anjos). Como acabei de lançar um dos digitais (A Gente Ama, A Gente Sonha), pretendo agora me concentrar em um novo projeto para lançar em formato impresso. Creio que a publicação não acontecerá em menos de um ano, pois ainda estou nos estágios iniciais do seu desenvolvimento. Trata-se de uma história diferente de tudo que já criei, um romance medieval.

Se pudesse escolher apenas três livros para ter em uma ilha deserta, quais seriam?
Como tenho exatamente 3 livros publicados, eu os levaria com certeza. Principalmente para que todos os dias eu os olhasse e me lembrasse de quem sou e quais são os meus sonhos. Então, levaria Jogando Xadrez com os Anjos, Corações em Fase Terminal e A Gente Ama, A Gente Sonha.

Muito obrigado, Fabiane, por sua entrevista. Gostaria de deixar uma mensagem final para os leitores do blog?
Agradeço a oportunidade e o espaço para divulgar meu trabalho no blog. E quero dizer para todos os leitores: vivam seus sonhos e não deixem nunca de acreditar que a vida nos reserva boas surpresas! E citando meu próprio livro, Jogando Xadrez com os Anjos: “Não há idade para sonhar e, muito menos, para buscar sonhos antigos. Os sonhos nunca morrem.”

2 comentários:

  1. Nossa!! Eu já tinha visto o livro dela em alguns blogs...mas ler a entrevista deu um interesse maior. Gostei da maneira como ela iniciou na escrita..beijocas!
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista. A mensagem final é muito linda. Adorei!

    Um forte abraço.

    http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs