Uma incrível loucura chamada Z.É.
Como anunciei, compareci ao lançamento do livro de Fernando Caruso e Bernardo Jablonski (organizador). Acima, eu (à esquerda) posando com a dupla. Os dois exemplares autografados que você vê na foto foram sorteados.
Veja abaixo tudo o que aconteceu nesse dia incrível.
Em 23 de março, no Teatro O Tablado (Jardim Botânico - Rio), foi realizado o lançamento do livro Z.É. - Zenas Escrevinhadas (Caravansarai/Mauad X), escrito por Fernando Caruso e com organização de Bernardo Jablonski. Por ser autor da mesma editora, fui agraciado com um spam – digo, convite - do evento.
|
Vídeos e fotos animavam a parte externa do teatro |
No dia marcado, empolgado para comparecer, saí apressado de uma aula de Português às 21:30 direto para o carro, ouvindo minha esposa repetir: “Só quero uma coisa: que você vá devagar!” Pensei: “Seria essa uma oração subordinada substantiva apositiva?” Mas logo abstraí a dúvida (assim como o pedido) e disparei em direção ao local indicado no convite. Chegando, estacionei em um ponto meio distante, quando um ser de voz tenebrosa irrompeu da escuridão. Não, não passei a resenhar um desses livros vampirescos que tomaram conta do planeta. Era só um “flanelinha”. Dei-lhe o valor de praxe: R$ 0,00. Vocês devem estar se perguntando: Mas que parágrafo mais sem graça e non sense é esse? Bem... É minha tentativa (totalmente desajeitada) de entrar no clima do livro do Fernando Caruso, que possui cenas “inteligentes, instigantes, curiosas” e
“muito engraçadas”. Fiquei devendo, né?! Tá, foi mal! Vamos logo ao que interessa então...
|
Gregório Duvivier, de Z.É., e Fernando |
|
Leonardo Reis |
Ao entrar no teatro, senti um clima de descontração no ar. No espaço externo, um telão exibia cenas do espetáculo teatral Z.É. – Zenas Emprovisadas, do qual foram tirados os 35 esquetes que compõem o livro. Para quem não sabe, a peça está em cartaz desde 2003 e lota todos os locais por onde passa, já tendo alcançado a marca de 100.000 espectadores e conquistado o Prêmio Shell de Teatro, na categoria especial (2005). Palavras de Fernanda Torres: “O Z.É. é uma das coisas mais extraordinárias em teatro que eu já vi na vida. São todos uns loucos suicidas, atores no pior sentido, malucos sensacionais, kamikazes, incríveis, incríveis, incríveis!” Completando o cenário externo, um belo painel de fotos em P&B permitia ao convidado apreciar detalhes de algumas cenas e dos atores.
|
Maria Clara Gueiros e Jablonski |
|
O abraço amigo de Léo Jaime e esposa |
Já com dois livros em mãos, fui pegar os autógrafos de Fernando e Bernardo. Na fila, eu me diverti e ri lendo o prefácio do organizador e, na segunda orelha, a “biografia do autor”. Nem percebi quando cheguei junto à mesa. Após ter os exemplares gentilmente rabiscados pela dupla (eles serão sorteados em breve no blog), parti com minha esposa para uma rápida, mas atenta, “cobertura” do evento. De cara, vimos o músico Léo Jaime, devidamente acompanhado, aguardando a vez de abraçar os amigos. Em seguida, apareceram a atriz Maria Clara Gueiros, o ator Gregório Duvivier
|
Eliana e Maria Clara, com seu livro autografado |
(do elenco de Z.É.) e Leonardo Reis, o talentoso comediante que mostrou no Jô o porquê de seu sucesso e como dribla com muito humor a sua “verticalidade prejudicada”. Também não posso deixar de registrar a importante e destacada presença de Roninho e Eliana, editores da Caravansarai (fazendo média?! Eu?? Como assim??).
|
Roninho e Eliana |
|
30 velinhas para Fernando |
Imaginei que o evento seguiria o padrão das noites de autógrafos e que não se estenderia por muito tempo. Mas ele rendeu por horas. E sem soar enfadonho. Além do bom papo, dos vídeos e da exposição de fotos, os convidados apreciaram a inesperada homenagem-surpresa feita a Fernando: um bolo com 30 velinhas (eu contei!) surgiu em comemoração ao aniversário do ator, que nasceu no dia 24.
Após o tradicional Parabéns pra você, o cartunista Chico Caruso uniu-se ao filho em um dueto (podiam ter chamado o Léo para compor um trio). O que eles cantaram? Perdoem-me a ignorância, mas não faço ideia (se alguém ouviu e sabe, poste aqui, por favor. Mas só os títulos das músicas, está bem? Crianças leem este blog durante o dia).
|
Chico Caruso brindou e soltou a voz com seu filho |
O que mais tenho a dizer? Bem... Eu li alguns dos esquetes colocados no livro e afirmo: quem ler, vai rir pra valer. E ficar louco. Sim, louco para ver o espetáculo ao vivo. E, acreditem, esse é o único parágrafo totalmente sério desta “resenha”.
|
É preciso legenda nessa foto? |
mto bommmmm!!!!!! queria mto ter ido tbem, só ferasss! adorei o post! e eu quero mtooo esse livro!!! :D
ResponderExcluir@lastblueblood
bjs
Sergio que delicia de aventura animadada homem ...Adorei a descrição dos primeiros passos ate o evento uhauhauahua...super suspense...tu eh bom nisso hein...
ResponderExcluirGostaria muiito de estar la adoro o Fernando Caruso..
esse livro deve ser daqueles que deixam as pessoas olhando pra gente com cara de espanto e se perguntando se chama um psiquiatra enquanto nos matamos de rir com o livro ...hehehe ADOROOOOO
Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas com certeza agora vou le-lo. Super aventuras assim, ainda mais expostas no teatro e de autores nacionais, merecem meu respeito e total apoio.
ResponderExcluirVoce me deu uma ótima idéia com esta promoção.
beijos
Caramba,estou sem palavras,só gente legal nesse dia e vc teve q grande chance de conhece los ,e conseguir o autógrafo dos Fernando C. e Bernardo,com certeza estou super curiosa em ler o livro sim e quero muito participar para ganhar o livro´´Z.É. - Zenas Escrevinhadas``desses grandes artistas e escritores,bjss -- @laistv2
ResponderExcluirParabéns peçp post e quem sabe eu seja uma das sortudas a ganhar o livro. Ah seria um grande presente ;)
ResponderExcluirAndréia
@andreianapolea
Fala sério! Cumé que não sabia desse livro? A peça eu já conhecia (e espero o dia em que eles venham se apresentar aqui, de graça, com uma sessão livre para pais com babys chorões... pode ser?).
ResponderExcluirEsses malucos são muito bons! Se a peça faz o sucesso que faz, porque o livro não seria bom? Impossível!
olá
ResponderExcluirja sigo o blog hehe
deve ser legal o livro hehe
=]
quero ganhar
=]
bjs
Ok, sei que é clichê eu ressaltar que amo livros divertidos, que acho perfeito ler eles logo após um romance policial, que quero ler esse livro, que adorei o post e que gosto muito do seu blog, mas já que isso é tudo verdade, apelo para esse clichê. hehehehehe'
ResponderExcluirAbraços!
@stehpradella
http://o-diario-literario.blogspot.com
Nossa que legal!! Animação total ein!!
ResponderExcluirCom certeza mereço ser a sortuda
estou torcendo muito, já que sigo o
blog a algum tempinho rsrsr ^^
beijo;*
vai parecer clichê mas eu realmente amooooooooo o Fernando Caruso, assisti todos os episódios do De Cara limpa, e to louca pela segunda temporada, sigo ele no Twitter, Orkut, Net afora, gostaria muito de conhe-lo um dia, mas um autografo seria o gostinho desse sonho Sergio...parabéns!!! Amei tudo e até me senti lá. beijos.
ResponderExcluirOs lançamentos aqui não passam nem perto disso!!! Que máximo!!! Eu quero o livrinho autografado!!!!
ResponderExcluirBjos e parabéns pela matéria!!!
@emporiolivros
Perdi essa oportunidade .. poxa queria ter ido. so coisa boa :D
ResponderExcluir@rafichaaa
Gosto muito do trabalho do Fernando como ator. Não li o livro e adoraria ler, pois deve ser muito engraçado. E é ótimo prestigiar os autores nacionais.
ResponderExcluirBeijos!!
Sérgio,
ResponderExcluirConheci seu blog atraves do twitter, onde vc passou a me seguir. Grato pela escolha!
Achei bem interessante pois dei uma vasculhada.
Quando ao lançamento do Livro Z.É , realmente um time de peso. Imagino sim como deve ter sido a atmosfera desse lançamento. Energia Pura!
Será muito bom receber essa energia também atraves do livro, se assim o random me escolher.
Nas espectativa.
Deixo o convite a conhecer meu blog,
http://andersontomio.blogspot.com
Abraço, Anderson Tomio
Boa hora de ganhar um livro...
ResponderExcluirSeguidor- Marquinho
email-qmarquinho@hotmail.com
Twitter- @qmarquinho
O livro parece ser muito bom! Adoro o desempenho do Fernando como ator, ele é muito divertido! Abraços...
ResponderExcluirParece ser muito divertido, o título já chama a atenção e o autor então, mais ainda!!!
ResponderExcluirMuito interessante!!! Quero muito ler!!!
Abraços!!!
O post ficou muito descontraído e divertido!
ResponderExcluirJá vi o espetáculo, ou pelo menos, uma parte dele no you tube e ri demais!
Fico só imaginando como deve ser hilário o livro!
Aaah, eu quero! *-*
Beijos
http://letraslivros.blogspot.com
a alegria é o carro chefe do post... assim é ótimo de se finalizar a semana.
ResponderExcluirmelhor ainda se ganhar o livro :D
sucesso sempre!
Fiquei encantada com o seu blog e estou curiosa para ler o livro do Caruzo!
ResponderExcluirPai e filho talento inegável.
Obrigada pela oportunidade.
Caramba, tudo muito legal, o evento, sua narrativa e com certeza o livro deve ser muito bom. Quero ler!!
ResponderExcluirSensacional!! Ainda não consegui ver a peça, mas se ler o livro já vou ficar feliz!!
ResponderExcluirmuito bom! adorei a meteria! adorei que estamos trocando figurinhas no twitter. grande bjo!
ResponderExcluirQue delícia! Lançamento, autógrafos, gente bem humorada e festa de aniversário!
ResponderExcluirAdoro teatro e os nossos bons humoristas, mesmo não tendo muitas oportunidades de ir ao teatro morando no interior.
Espero ter sorte dessa vez e estar entre os vencedores e poder ler Z.É! :D
Beijos.
Adorei a descrição da ida ao evento! haha
ResponderExcluirCheio de grandes humoristas, quero muito ler esse livro, até porque sou loca pra ir no teatro ver o Zenas Improvisadas!
bjinhs
Não conhecia esse livro, parece ser muito interessante, para dizer o mínimo.
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de lê-lo.
Até que a introdução conseguiu ser irreverente. ;)
ResponderExcluir@mychellevera
Não conhecia o livro, adorei as fotos. Sergio vc é fotogênico!! Todas ficaram show! Quero o livro. Bjão
ResponderExcluirAh, que legal ^^
ResponderExcluirAdoro os comendiantes que apareceram aí :)
Oi Sérgio, eu amei a introdução viu, até achei que fazia parte do espetáculo,rsrs!Voce foi bem, voce foi bem!
ResponderExcluirAmei a postagem, não sabia desse livro, e pelo que voce disse, vai me tirar lágrimas de tanto rir, quero muito, agora e conheci, ter a oportunidade de ler esse livro! Bjinhos!E vá em frente, voce tem jeito pra humor!
olá, o que preciso dizer pra ganhar o livro? que eu curto o leo jayme? que , com relação à peça , posso dizer que nunca vi mas sempre amei? e que pretendo ver , no vivo rio , se tudo der certo? bom, já tenho motivos suficientes .. e por favor.. não deixe R$0,00 pro flanelinha dá 1,oo pra sua própria segurança, abçs LIN
ResponderExcluirAdorei o post, diferente e divertido. As fotos ficarão mara. Estou com curiosidade para ler esse livro agora, rsrs.
ResponderExcluir