30/01/2013

Resenha: Contos Infantis Tornam-se Adultos

Livro de Sun Holiver


Skoob
No livro, os contos de fadas tradicionais e seus personagens são abordados sob uma nova ótica, com muita propriedade e bom humor.

Fábulas e narrativas alegóricas dão margem a uma miríade de interpretações. Em função disso, depois que li Ensaio sobre a Cegueira, acabei elaborando o texto aqui linkado, no qual analisei à minha maneira diversos detalhes da história de José Saramago. Seguindo uma linha análoga, Sun Holiver (que, apesar do nome, é uma escritora nacional) pega contos infantis tradicionais e faz uma leitura adulta dos elementos que compõem cada trama. Independentemente do real objetivo da autora, o leitor pode encarar o texto resultante de três formas: 1- a autora quer fazer crer que a visão apresentada por ela na verdade surgiu, de forma consciente ou inconsciente, da mente dos próprios autores originais dos contos; 2- a autora quer mostrar que essa visão foi sendo incorporada aos contos no decorrer do tempo, à medida que as histórias iam sendo passadas de uma pessoa à outra; 3- a autora quer apresentar sua interpretação particular, com enfoque adulto, sobre os contos.

De minha parte, li certo de que o objetivo da autora está no último item, o que talvez seja corroborado, de certa forma, por Celso Gutfreind, cujo texto na orelha diz: “(...) confirma os pensamentos de René Diatkine sobre a que vieram as histórias, que é para nos tornar mais aptos a inventar uma outra história.” E apenas por isso dei quatro estrelas à obra. O exercício interpretativo realizado por Sun, goste-se ou não do resultado, é um esforço intelectual/criativo merecedor de respeito.

25/01/2013

Resenha: Perspicácia

Livro de Marco Antonio Rodrigues


Skoob | Facebook
O trabalho reúne 77 textos variados. Fala de atualidades e de antiguidades. Ora foca no espírito, ora nas dores, ora toca nas emoções, ora mexe com os instintos, mas em todos os momentos impõe introspecção e leva à reflexão. As páginas desta obra tranquilizam e nutrem, aquietam e impulsionam, tocam nas feridas de forma medicamentosa. É um livro leve, revigorante e, sobretudo, transformador.

Perspicácia não conta histórias. É um livro de ideias, que, como tal, acaba instigando o leitor a uma tomada constante de posição. Com certeza, ele concordará com alguns pensamentos do autor, discordará de outros e refletirá sobre os demais. E a expectativa de saber qual dessas três reações brotará ao final de cada conto é o que torna a leitura extremamente prazerosa. Eu, por exemplo, divergi completamente do que prega Marco Antonio em Royalties, senti profunda empatia pelo texto de Irresponsável Ajuda – no qual se lê “A responsabilidade tem de estar em todas as minhas atitudes. Contribuir para atrofiar o próximo é algo bizarro e mesquinho, principalmente quando essa atrofia é causada pelo funesto prazer de massagear meu ego” – e parei para pensar fundo após ler Abstração Concreta, tentando entender se o enunciado supostamente pretendido pelo autor se harmoniza com velhos pensamentos meus. Nesse conto, Marco Antonio brilhantemente escreve: “Quando eu compreender melhor os fios invisíveis que influenciam minha vontade, compreenderei melhor o porquê da incompreensão desse complexo sistema sem vida que comanda o ser animado.” Independentemente do que ele quis passar, tal frase dá margem a mil reflexões. Por isso é importante ler Perspicácia com calma. Só assim pode-se extrair o máximo de suas mensagens. E Marco Antonio ajuda o leitor nesse exercício, colocando ao final de cada conto um verbo que sagazmente o sintetiza.

19/01/2013

Décima entrevista de Sergio Carmach

A conversa aconteceu no Leitura de Ouro


Andressa Santos, editora do Leitura de Ouro, foi a décima blogueira a publicar uma entrevista com Sergio Carmach. Não deixem de conferir!

Trecho:

LO: Para as pessoas que estão começando a pensar em seguir o caminho da escrita, você tem alguma dica/conselho?
SC: Eu sempre digo para os aspirantes a escritor não se comportarem como bobos alegres, para não se iludirem. É preciso correr atrás daquilo que se quer com os dois pés no chão, sem cair em fantasias. Tolos sonham; sensatos objetivam.

14/01/2013

Para Sempre Ana entre as melhores leituras de 2012

Vale a pena conhecer


Skoob
Confira alguns blogs que colocaram o livro Para Sempre Ana entre as melhores leituras de 2012:

Minha Vida Literária (Aione Simões)
(Para Sempre Ana no top 12. Também presente na lista: Por Linhas Tortas, de Cynthia França)

Planet Pink (Natália Rabelo)
(Para Sempre Ana em 4o lugar; Por Linhas Tortas em 1º)

Livros e Séries (Nicole Weiss)
(Para Sempre Ana presente em 1º na categoria suspense/romance)

Blog da Catalina Terrassa
(Para Sempre Ana presente em 1º na categoria romance)

Se você não leu, peça o PDF gratuitamente para fazer uma resenha e ainda ganhe um livro. Veja detalhes aqui.

Veja a relação com as 104 resenhas do livro.

Valorize o escritor brasileiro!
Um grande abraço!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs