Livro de Catalina Terrassa
Skoob | Blog | Clube de Autores |
No primeiro volume da série Lua Escarlate (veja resenha aqui), Grace precisou viajar para se submeter a um tratamento que a tornaria humana novamente. Porém, alguma coisa parece estar dando errado. O doutor-vampiro Viktor conclui, então, que o tratamento só fará efeito se sua paciente descobrir uma motivação, ou seja, por que deseja se tornar humana novamente. Supondo que a resposta seja ter Paul de volta para sempre, ela retorna a St. Helens para tentar conseguir o perdão do rapaz. O problema é que ele parece odiá-la e, para piorar, iniciou um relacionamento com Laura.
Esse é o mote para a Catalina desenvolver o segundo livro da série, no qual novamente mergulhamos na engraçada rotina de uma família vampírica nada convencional, os Saint-Claire. A linguagem continua jovem, descontraída e cheia de humor, bem ao estilo adolescente.
Um ponto forte desse volume são as revelações, que, aliás, não são poucas. O passado remoto e desconhecido de vários personagens, que se tornaram íntimos do leitor no primeiro livro, começa a vir à tona. Descobrimos, inclusive, a interessante história (a que mais gostei!) da espevitada Lilly. Esses passeios constantes ao passado dão um novo ar à trama, que se torna mais rica e instigante.
Catalina Terrassa |
Em Amargo/Doce, um novo ingrediente foi inserido na história: o suspense. Em meio a um misterioso grupo de caçadores de vampiros, os Ceifadores, temos um assassinato não esclarecido. Fiquei empolgado com uma provável nova direção da trama, mas a alegria não durou muito, pois logo ficou claro que a autora não iria explorar esse lado sherlockiano com profundidade. Mas o erro foi meu ao ter tal expectativa, já que a proposta do livro é ser leve e juvenil. Aliás, os adolescentes vão se fartar com tantas situações legais do seu universo cotidiano mostradas no livro, como grandes paixões, brigas caseiras, aulas de violão, viagens, papos ansiosos sobre a primeira vez, shows, a primeira transa de um casal...
Em certo momento da história surge Vincent, o ex da Grace. Foi muito bem colocada a sua aparição, mas me irritou ver o personagem pintado como um principezinho encantado, coisa que venho notando ser bastante comum nos livros escritos por mulheres. Elas quase sempre inventam um personagem masculino idealizado (bonitão, alto, forte, charmoso, olhar penetrante, enfim, cheio de pinta), mostrando, na minha opinião, uma visão meio careta (essa palavra ainda está em uso ou é careta? rsrs) sobre relacionamentos. Mas tenho certeza que as meninas vão adorar!
No final, o perverso Sam – do time da falecida vampira Charlotte, lembram? – tenta se vingar de seus inimigos, ou seja, dos "amigos" do leitor. E tudo caminha para um final que eu realmente não esperava. Mas não dá para falar alguma coisa a respeito sem lançar um spoiler. Só o que posso dizer é que me surpreendeu. Foi, sei lá, poético e inspirado. Muito legal mesmo!
Bem, finalizo dizendo que vale a pena conferir a diferente saga vampírica da autora nacional Catalina Terrassa!
Valorizem o escritor brasileiro!
Um grande abraço!
Como sempre, excelente resenha! Amo os toque divertidos que coloca nelas, Sergio. Advogado dos vampiros, esse termo foi ótimo! Serás o primeiro... kkkkkkkkkkkkk...
ResponderExcluirBem, foi instigante e deixou-me bastante curiosa. Agora que sei que este é o segundo de uma série, vou correndo ler o primeiro. ;)
Parabéns para a autora e ao blogueiro/advogado/escritor/amigo, Sergio Carmach.
É bom estar aqui. =D
Ninguém nota que sou videomaker :( rsrs.
ExcluirValeu, Niki! Bjs!
Aff... sempre me esqueço disso! Dá pra deixar d eter tantas qualidades? o.O
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs, Sergio!
My God !!! Um advogado de vampiros? Está contratado Sergio kkkkkkk
ResponderExcluirUma ótima resenha, me deixou muito curiosa quanto a essa série que não conhecia, parabéns para a autora e para você Sergio.
Meus vampiros querem tanto um advogado assim !!!! kkk
Bjs
Obrigado Sergio.
ResponderExcluirE você acabou me dando uma ideia incrível: Um advogado de vampiros, seria interessante.
Acho que vou usá-lo no livro sobre vampiros que se passa no Brasil.
Quanto as ideias, algumas vieram da minha imaginação e outras eu tirei de um livro que fala de vampiros feito por um historiador.
E pra quem quiser ler o primeiro livro, vai ter que esperar um pouco.
Em abril eu fechei com a APED Editora e em breve Lua Escarlate livro I será relançado.
Sergio, acho sempre importante valorizar o autor nacional.
ResponderExcluirO que você está fazendo é um trabalho muito bonito, precisamos divulgar estas obras primas que nascem no Brasil.
Fiquei intrigada com a saga rsrs adorei a resenha, parabéns!!
Venho te convidar pra promoção que está rolando no blog do autor Adriano Siqueira, também sobre vampiros.
http://jessicacurto.blogspot.com.br/2012/07/promocao-adoravel-noite.html
Beijocas.
Adorei a resenha, Sergio!
ResponderExcluirAinda não conhecia esta série, mas parece ser muito legal... bem leve e divertida, fiquei curiosa! *-*
O livro já vai pra minha wishlist, mais um ótimo livro nacional pra ler!!
Bjus!
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/