09/12/2012

Resenha: 90 Anos Antes

Livro de Márcia Abreu


Skoob | Site
David Andrews e Elizabeth Evans, ambos vampiros, apaixonam-se após ela ser encontrada vagando pela floresta na qual ele mora com seus companheiros. Em 1901, com o casamento do casal já marcado, um vingativo desafeto de Elizabeth surge inesperadamente, matando a moça. Arrasado, David passa a viver uma existência vampírica e melancólica – meio vivo, meio morto – por 90 anos, quando o destino coloca novamente Elizabeth em sua vida, reencarnada na pele de outra mulher, Elise.

Esse primeiro volume da série Renascer é um livro com características totalmente opostas ao último nacional resenhado no blog, Brahnac. O texto de Márcia Abreu é simples e direto, com uma trama sem maiores complexidades (isso não está sendo colocado para classificá-lo como bom ou ruim, mas apenas para dar uma ideia ao leitor do tipo de narrativa que ele encontrará). Na essência, 90 Anos Antes traz a história de amor eterno de David e Elizabeth, duas almas que parecem ter sido criadas para viver unidas para sempre, não importando o que aconteça em suas vidas. Márcia lançou mão do kardecismo, uma novidade em se tratando de histórias vampíricas, para construir uma realidade em que os destinos dos protagonistas estarão incessantemente entrelaçados. O romance vivido pelo casal tem contornos claramente adolescentes e o protagonista é pintado com ares de príncipe encantado, particularidades que agradarão em cheio ao público jovem feminino.

Um aparte desagradável: independentemente de gostar ou não do livro, o leitor pode ficar desgostoso, e até mesmo aborrecido, com alguns detalhes. Dois deles, presentes por culpa da editora, podem ser citados de cara: 1) a sinopse original (e mesmo a modificada, no topo desta postagem) é um spoiler por si só, resumindo quase tudo o que há de relevante no livro, praticamente só sobrando ao leitor viver as emoções daquilo que já sabe estar por vir (as editoras pequenas ainda precisam aprender muito sobre como fazer sinopses instigantes sem revelar enormes porções da história); 2) a revisão ruim – algo irritantemente frequente na nova literatura nacional – prejudica a qualidade do texto.

Apesar de a sinopse estragar muitas surpresas (detalhes sobre a mulher misteriosa da floresta; a aparição do desafeto de Elizabeth e consequente execução da moça; o surgimento de Elise como reencarnação da vampira morta em 1901), ainda sobram alguns mistérios para serem resolvidos, como os que giram em torno do livro vermelho de Elizabeth e da identidade de uma tal srta. Andrews, que, de qualquer forma, não são revelados nesse primeiro volume. Para quem ainda não leu 90 Anos Antes e odeia antecipações sobre uma história, segue um conselho: evite as resenhas sobre o livro, pois algumas delas acabam por aniquilar o resto de surpresas que a sinopse ainda não havia assassinado.

Falando-se apenas da história em si, a conclusão é que 90 Anos Antes vale a pena ser lido, principalmente pelo público jovem, pois, além de trazer uma trama com novidades interessantes, possui uma narrativa com doses certas de descontração e sobriedade, situações cotidianas que tornam a leitura prazerosa e personagens com os quais o leitor certamente irá se identificar (dentre os vampiros com quem David convive como “irmão” em uma casa na floresta, destaque-se a irrequieta e engraçada Etienne, que pode verdadeiramente ser chamada de “amiga para todas as horas”).

É isso aí! Não deixem de ler!

Valorize o escritor brasileiro!
Um grande abraço!

42 comentários:

  1. Eu me identifiquei logo de cara com o livro da Marcia e com seu protagonista... Bem, ele me remete a um grande amor perdido em um acidente fatal. E essa foi a força maior que me instigou na leitura. David é, como vc descreveu na resenha, Sergio, o "Príncipe Encantado". E eu, como uma boa moça que sou - não ria dessa parte, sou doida, porém, normal... rsrs... -, me debulhei em lágrimas com o David. Achei interessante a mistura que a Marcia fez com as teorias kardecistas e o mundo vampiresco.
    Novamente citando as palavras do autor da resenha, um livro gostoso e indicado ao público adolescente.
    Estou curiosa com o desenrolar da trama, e a Marcia é tão carismática que já me conquistou e mora no meu coração.

    Como sempre, o blog expondo verdades e sem medo de ser feliz! =P

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de historias assim, me lembra muito para sempre também, enfim, detesto quando a sinopse conta praticamente tudo,perde a graça, mas não custa nada ler, fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  3. Também detesto quando a sinopse conta demais da história. Mas acho que não vai tirar a beleza da história.
    Não conhecia o livro, adorei a dica!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. AAAH, li um livro parecido - a mulher some e reaparece depois - e vampiros também são um tema que com certeza me chama a atenção. A história promete, e ler nacionais é uma delícia! Fiquei curiosa ;x

    thetheatredesvampires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei por esse livro a primeira vista, achei a capa misteriosa e a sinopse instigante, amo livros do gênero sobrenatural, com uma boa história de amor.
    Gostei muito da resenha, me deixou com mais vontade de ler esse livro.
    Já esta na lista de leituras!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse livro, linguagem simples, divertida e prazerosa!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante, adoro livros que falam de vampiros, e ainda eles namoram ai fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e nem a autora e acho que vale a pena dar um conferida.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto a capa do livro antes mas essa é a primeira resenha que li e você me convenceu a querer ler o livro. Adoro histórias com reencarnação. Não sou "jovem" mas fiquei bastante curiosa com a sua descrição do livro kkkk

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro é linda e me interessei pela historia!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro ainda não conhecia, sua resenha foi a primeira que li dele... A história parece bem interessante e a capa é muito bonita :)

    Bjão =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse tipo de História,meio que me fascina,rsrrsr,adorei á resenha,e tenho certeza que vou ler ,bjs.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. Gosto muito de histórias sobre vampiros. Queria ganhar o livro, porque fiquei curiosa em ler, pois parece ser bastante interessante. ^_^

    ResponderExcluir
  14. Ahhh, mais um livro vampiresco para a minha estante.
    Mesmo já parecendo revelar tudo no spoiler acredito que o livro em si só deve ser uma aventura, o amor verdadeiro e tudo mais chama a atenção, amor e destino interligados. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia este livro mas achei bem interessante. Apesar da sinopse (como você disse) ter entregado a história, nem por isso me deixou menos curiosa. Gostaria tantooo de ganhar esse livro, hehehe.

    ResponderExcluir
  16. Os autores nacionais estão cada vez mais criativos nas histórias.
    Não li nada ainda da escritora, mas pretendo lê-lo assim que minha vizinha me emprestar. Ela disse que é diferente de outras ficções. E agora lendo a resenha pude comprovar que, de fato parece ser bem diferente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar deste,mas ainda não tive oportunidade de le-lo.

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha me interessou bastante a leitura deste livro! bju

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a Márcia e nem esse livro, parece ser legal, apesar de ter spoilers na sinopse(?) Ganhou de mim nas resenhas Hehe Parece ser um livro interessante, mas estou fugindo de vampiros por enquanto... Mas essa parte de Reencontro me deixou curiosa, adoro reencontros...

    Beijooooos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  20. Olá, adoro esse tipo de leitura e já tinha lido outra resenha e me interessei bastante pelo livro, pena que a sinopse conte praticamente tudo, mas eu quero poder ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Achei a capa do livro muito linda e essa resenha me fez se apaixonar pelo livro.
    Adoro esse gênero de livro, acho simplesmente perfeito, e esse livro 90 Anos Antes, tem uma historia linda e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  22. Essa capa é realmente linda, infelizmente as editoras precisam revisar como fazer uma sinopse mesmo, porque entregou toda a história do livro, sinceramente? Não leria.
    Por isso tenho o extremo cuidado em não ler sinopse, e o livro precisa me ganhar somente com o título e a capa.
    Nesse caso, por ser série, mesmo sabendo praticamente a história inteira, alguns detalhes devem ser importantes para a sua continuação, o que me deixa aliviada e interessada em ler.
    E a história também tem seu ponto positivo por esse detalhe de reencarnação.


    Post it and Scrapbook.

    ResponderExcluir
  23. Nunca fui fã de filmes sobre vampiros nem livros de romande, mas a capa é muito linda! Sou obcecado por séries de livros e se eu ganhá-lo na promoção, com certeza darei uma chance ao gênero.

    Abraços,
    Lucas Fagundes - http://literaturalmenteliteral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu abomino spoilers, mas não consigo julgar um livro só pela capa. É por isso que as sinopses, acho eu, nos devem dar informações capazes de captar a nossa atenção, mas não entregar tudo de bandeja! Então, concordo consigo, a editora pecou.

    A partir da review, só posso acrescentar que estou ansiosíssima para ler o livro! Parece bem interessante...

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto desse tipo de história, mas como vc mesmo disse, a sinopse já deixa o livro bem previsível.
    Fora isso parece uma leitura interessante que poderia ser ainda mais caso, esses detalhes não fossem revelados e causassem surpresa no leitor.
    Mas se o livro é bom ele sobrevive a isso, confesso que me interessei em lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto bastante de vampiros, porém é difícil achar um tipo de vampiro que me agrade. Me interessei pela história e pretendo ler em breve.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  27. Livros com tons de mistérios são comigo mesmo! Mesmo a sinopse dizendo algo mais do que podia rsrsrs.
    Mas deu vontade de ler (:

    ResponderExcluir
  28. Não sou fã de vampiros, mas esse livro me interessa faz algum tempo, é um dos que tenho vontade de ler. Se vou gostar ou não, não sei, mas quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  29. Tive a oportunidade de ler esse livro e fiquei fascinada pela forma de expressão, embora a correção tenha pecado, porque haviam tantos erros que enjoava; nada que fizesse perder o brilho de uma história fantástica inédita e bem escrita.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  30. Estou ficando cada vez mais viciada em romances nacionais. E esse é um dos que está na minha lista.
    Espero ler muito em breve.

    ResponderExcluir
  31. Nossaaa ela usou o kadercismo junto com vampiros? Amo ambos, agora estou ulttra curiosa para ver como isso ficou!! Já por se tratar de vampiros eu queria ler tem um tempo, mas juntar essas coisas me soa bem original!

    boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  32. Amei a resenha e amei a capa do livro. É realmente uma pena que em muitas sinopses de livros acabam estragando o suspense ao revelar coisas demais. Mas mesmo assim fiquei curiosa pra conhecer a história.

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho que concordar com você: nossos autores estão sendo prejudicados, pois as editoras ainda não sabem nos chamar para ler os livros.
    Mas como eu venho pesquisando muito o livro e sobre o mesmo, eu vejo que sua resenha fala um pouco de tudo: defeitos e qualidades.

    E eu como leitora compulsiva gosto disso, gosto de saber o que estou lendo e o que posso encontrar nele.

    Outro detalhe que me chamou a ler foi a capa marcante e essa parte de literatura fantástica me aguça sempre a ler.

    Att,
    Rosiclécia Amaral

    ResponderExcluir
  34. Que pena que a sinopse acaba sendo um spoiler, pois gosto de surpresas, mas essa história de vampiros parece ser diferente de todas que já li e acho que vale a pena dar uma chance, e gostei muiro da resenha (:

    ResponderExcluir
  35. Pena que a sinopse entrega o ouro. Não sou fã de livros vampirescos e ainda mais sendo uma serie, isso piora a situação. Porem, parece ser interessante. Gostei a resenha, mas não fiquei com vontade de ler. :(

    ResponderExcluir
  36. Arrepiei com a sinopse! Gosto muito de livros de vampiros embora não me agrade muito kardecismo. Mas vou seguir a dica, nada de ler mais resenhas dele.. Espero ter a oportunidade de ler. Boto muita fé nos escritores brasileiros!!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei a capa do livro!!
    Gosto muito de livros sobrenaturais, mas atualmento estou em uma fase querondo romance, mas se tiver a oportunidade, irei lê-lo!!

    ResponderExcluir
  38. Adorei a resenha, a história parece ser ótima, adoro esse clima de mistério, estou louca pra ler :D

    ResponderExcluir
  39. Que incrível! Adorei!!
    Parece um ângulo diferente do que eles realmente falam sobre vampiros e essas coisas..
    A capa e o título estão fantásticos, dá pra ficar bem curioso..

    temporaldesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela resenha!
    Amo livros que levam essa tematica e que têm mistérios a serem desvendados. A história se mostrou muito interessante, assim como a capa, que é chamativa e bem trabalhada.
    Com certeza vou apostar! Parece ser um livro marcante.

    Beijos,
    Letícia Lançanova
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. A sinopse é bem detalhada, até demais. A mania que algumas editoras tem de confundir sinopse com spoiler, não pode continuar. A sinopse deve despertar o interesse na leitura e não um grande resumão com os pontos principais do enredo.

    ResponderExcluir
  42. Estou apaixonada por esse livro desde o seu lançamento, venho lendo todas as sinopses que encontro e quero muito ler o livro todo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs