07/03/2011

Literatura & música

Quando a literatura inspira a música


Beethoven
Friedrich von Schiller
Embora muitos não saibam, não é de hoje que músicos se inspiram em obras literárias para compor suas canções. É clássica (desculpem o trocadilho) a história da criação da Ode à Alegria, em 1823, por Beethoven, que acabou imortalizando o poema homônimo de Friedrich von Schiller, escrito em 1785. É quase impossível você não conhecer esse trecho da Nona Sinfonia, mas alguns leitores podem não estar ligando o nome à melodia (se for o caso, escute).

Com o surgimento do cinema, muitos adeptos dessa nova arte passaram a animar os personagens literários em suas películas. Foram tantas as histórias adaptadas até o dia de hoje que não é difícil elaborar uma extensa relação de filmes baseados em livros. Mas a tarefa não é tão fácil quando falamos de adaptações para a música, embora essa prática, como dito no início deste artigo, seja bem antiga.

Anahí
No universo pop, temos a bela canção de Kate Bush, Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes) (já mencionada neste blog), cuja letra retrata o amor destrutivo dos famosos personagens de Emily Brontë, Heathcliff e Catherine. Saindo dos anos 70 e voltando para a época atual, podemos citar o cantor inglês Reginald Dwight (o quê? Nunca ouviu falar?? Ah, desculpe. Ele é mais conhecido como Elton John), que estava adaptando, em parceria com o escritor Lee Hall, um livro de 1945 de George Orwell, A Revolução dos Bichos. A história dos animais que se revoltam contra os donos em uma fazenda é uma sátira ao stalinismo. Não sei dizer se o projeto se concretizou, pois Elton, em 2010, parecia meio cansado com a burocracia inerente à questão dos direitos autorais. De qualquer forma, esse caso não trata de uma música, mas de um musical, espécie de espetáculo teatral cantado. Citemos, então, uma recentíssima canção da cantora mexicana Anahí... No ano passado, ela lançou o single da música Aleph (esse título lhe é familiar?).

Por mais estranho que possa parecer, uma grande fonte de adaptações literárias para a música é o rock. Uma banda chamada (humm... Ninguém deve conhecer) Iron Maiden já compôs um sem-fim de canções com esse estilo de letra. A imensa The Rime of the Ancient Mariner foi baseada em um dos primeiros grandes poemas da escola romântica inglesa. A Balada do Velho Marinheiro e Outros Poemas, de Samuel Taylor Coleridge, é um livro conhecido por qualquer aluno, americano ou britânico, de Literatura Inglesa e conta a história fantástica de um navio cuja tripulação foi amaldiçoada por um albatroz. Temos também The Duellists (música que traz uma adaptação do livro Os Duelistas, de Joseph Conrad, além de conter um dos mais belos solos de guitarra já tocados), To Tame a Land (que só não se chamou Dune [Duna] por objeção do autor do livro), Murders in the Rue Morgue (de Os Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Alan Poe) etc. E já que entramos na área do horror, pergunto: alguém desconhece Pet Sematary (dos Ramones), baseada em O Cemitério Maldito (de Stephen King)?

Jorge Amado e Dorival Caymmi, literatura e música
Com relação à MPB, vale muito a pena ler este site. O Projeto Romances e Canções é uma iniciativa que visa estimular ainda mais a união da música com a literatura. Durante show realizado há alguns meses, o músico Lui Muritiba explicou: “O trabalho está voltado para a literatura porque nós precisamos instruir as crianças e os adultos. E, através da música, eles podem absorver essa instrução.” O público, então, ouviu diversas composições com títulos sugestivos, como Capitães de Areia (do livro de Jorge Amado), Gota D’Água (do livro de Chico Buarque e Paulo Pontes) e Viva o Povo Brasileiro (do livro de João Ubaldo Ribeiro). Em Portugal, o Festival BiblioFilmes tomou iniciativa semelhante, mas com o foco voltado para musicais.

Para encerrar, ouça Alegre Menina na voz de Djavan. A música foi composta por Dori Caymmi e Jorge Amado, com base no livro, deste último, chamado Gabriela, Cravo e Canela.

12 comentários:

  1. Você sempre trazendo cultura e curiosidades para nós. Adorei saber dessas músicas inspiradas pela literatura.
    Tem uma coisa engraçada que acho que nunca falei com ninguém quando leio um livro vivo me perguntando quem seriam os artista para os personagens do livro e qual seria a trilha sonora ...

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga. Obrigado pelas palavras. Eu também faço essa "brincadeira" quando leio e quando escrevo. Muitas pessoas já me disseram que "Para Sempre Ana" daria um excelente filme. E, só para começar a escalação do elenco, sempre imaginei Nina Dobrev como Ana. Não quero mais nada, né?!

    ResponderExcluir
  3. Sergio, que post bom de ler! Muito bom mesmo! Me deliciei ouvindo as músicas, algumas eu não sabia mesmo. Principalmente da Anahí (tou meio desatualizada D:).
    Eu costumo dizer que (o bom) rock n' roll é cultura, sabe? Haha. Falando em Iron Maiden, ainda tem Brave New World deles que eu adoro! :D
    Wuthering Heights é demais também! Gosto muito da versão do Angra.
    Mais uma vez, excelente post, parabéns!
    Tou morta de curiosidade pra ler Para Sempre Ana depois de seu comentário acima!

    Abraço,
    Bruna do All Star e Jeans
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, mesmo antes da promoção começar eu já tinha postado a música \o hauha
    Além de 'Brave New World', do Iron Maiden, a música 'Soma' da banda The Strokes também tem inspiração no livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. ^-^

    ResponderExcluir
  5. Ano passado foi lançado um livro de contos: "Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque" e realmente é interessante esta adaptação músia literatura.
    A publicação foi organizada pelo escritor e jornalista Ronaldo Bressane e conta com textos de Luis Fernando Verissimo, João Gilberto Noll, André Sant’Anna, Cadão Volpato, Carola Saavedra e Xico Sá, além dos argentinos Alan Pauls e Rodrigo Fresán, o mexicano Mario Bellatin e o moçambicano Mia Couto.

    Super recomendo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna. Valeu. O bom rock´n´roll com certeza é cultura. Quanto ao Iron Maiden, são muitas as músicas dessa banda inspiradas em obras literárias. São tantas que dá até para escrever um livro sobre o assunto. Rsrs.
    Abs.
    PS.: seu blog tá show!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcélia. Dica muito legal a sua.

    Para ganhar direito a mais um número na promo, você saberia apontar uma música que teria sido inspirada em um livro?

    Quanto à resenha, se ainda tiver interesse em fazê-la, por favor me mande um e-mail sergiocarmach@sergiocarmach.com

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oxi Sérgio, eu postei uma hoje no blog. "Gospel" de Raul Seixas. Inspirada no Livro dos Porques da coleção do Tesouro da Juventude.

    Tá valendo?

    ResponderExcluir
  9. Claro! É meio desconhecida, mas segue os critérios da promo. Valendo!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que post interessante!
    Algumas músicas brasileiras eu já sabia que ram inspiradas em livros, mas muitas eu jamais imaginaria. Talvez até por falta de atenção.

    ResponderExcluir
  11. A música Romeo and Juliet do The Killers é obviamente baseada na obra de Shakespeare.

    ResponderExcluir
  12. A música The Trooper do Iron Maiden (Album Piece of Mind 1983) foi escrita com base no poema The Charge of The Light Brigade escrito por Alfred Lord Tennyson no século XIX, que conta a história da Carga da Brigada Ligeira durante a Batalha de Balaclava, que aconteceu em 1854, na Guerra da Crimeia, e envolveu os impérios britânico e russo.

    O poema é destaque no filme de 1936 The Charge of the Light Brigade do diretor Michael Curtiz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs