31/03/2011

Caruso e Jablonski lançam livro no Rio

Uma incrível loucura chamada Z.É.


Como anunciei, compareci ao lançamento do livro de Fernando Caruso e Bernardo Jablonski (organizador). Acima, eu (à esquerda) posando com a dupla. Os dois exemplares autografados que você vê na foto foram sorteados.

Veja abaixo tudo o que aconteceu nesse dia incrível.
 
Em 23 de março, no Teatro O Tablado (Jardim Botânico - Rio), foi realizado o lançamento do livro Z.É. - Zenas Escrevinhadas (Caravansarai/Mauad X), escrito por Fernando Caruso e com organização de Bernardo Jablonski. Por ser autor da mesma editora, fui agraciado com um spam – digo, convite - do evento.

Vídeos e fotos animavam a parte externa do teatro
No dia marcado, empolgado para comparecer, saí apressado de uma aula de Português às 21:30 direto para o carro, ouvindo minha esposa repetir: “Só quero uma coisa: que você vá devagar!” Pensei: “Seria essa uma oração subordinada substantiva apositiva?” Mas logo abstraí a dúvida (assim como o pedido) e disparei em direção ao local indicado no convite. Chegando, estacionei em um ponto meio distante, quando um ser de voz tenebrosa irrompeu da escuridão. Não, não passei a resenhar um desses livros vampirescos que tomaram conta do planeta. Era só um “flanelinha”. Dei-lhe o valor de praxe: R$ 0,00. Vocês devem estar se perguntando: Mas que parágrafo mais sem graça e non sense é esse? Bem... É minha tentativa (totalmente desajeitada) de entrar no clima do livro do Fernando Caruso, que possui cenas “inteligentes, instigantes, curiosas e muito engraçadas”. Fiquei devendo, né?! Tá, foi mal! Vamos logo ao que interessa então...

Gregório Duvivier, de Z.É., e Fernando
Leonardo Reis
Ao entrar no teatro, senti um clima de descontração no ar. No espaço externo, um telão exibia cenas do espetáculo teatral  Z.É. – Zenas Emprovisadas, do qual foram tirados os 35 esquetes que compõem o livro. Para quem não sabe, a peça está em cartaz desde 2003 e lota todos os locais por onde passa, já tendo alcançado a marca de 100.000 espectadores e conquistado o Prêmio Shell de Teatro, na categoria especial (2005). Palavras de Fernanda Torres: “O Z.É. é uma das coisas mais extraordinárias em teatro que eu já vi na vida. São todos uns loucos suicidas, atores no pior sentido, malucos sensacionais, kamikazes, incríveis, incríveis, incríveis!” Completando o cenário externo, um belo painel de fotos em P&B permitia ao convidado apreciar detalhes de algumas cenas e dos atores.

Maria Clara Gueiros e Jablonski
O abraço amigo de Léo Jaime e esposa
Já com dois livros em mãos, fui pegar os autógrafos de Fernando e Bernardo. Na fila, eu me diverti e ri lendo o prefácio do organizador e, na segunda orelha, a “biografia do autor”. Nem percebi quando cheguei junto à mesa. Após ter os exemplares gentilmente rabiscados pela dupla (eles serão sorteados em breve no blog), parti com minha esposa para uma rápida, mas atenta, “cobertura” do evento. De cara, vimos o músico Léo Jaime, devidamente acompanhado, aguardando a vez de abraçar os amigos. Em seguida, apareceram a atriz Maria Clara Gueiros, o ator Gregório Duvivier
Eliana e Maria Clara, com seu livro autografado
(do elenco de Z.É.) e Leonardo Reis, o talentoso comediante que mostrou no Jô o porquê de seu sucesso e como dribla com muito humor a sua “verticalidade prejudicada”. Também não posso deixar de registrar a importante e destacada presença de Roninho e Eliana, editores da Caravansarai (fazendo média?! Eu?? Como assim??).

Roninho e Eliana
30 velinhas para Fernando
Imaginei que o evento seguiria o padrão das noites de autógrafos e que não se estenderia por muito tempo. Mas ele rendeu por horas. E sem soar enfadonho. Além do bom papo, dos vídeos e da exposição de fotos, os convidados apreciaram a inesperada homenagem-surpresa feita a Fernando: um bolo com 30 velinhas (eu contei!) surgiu em comemoração ao aniversário do ator, que nasceu no dia 24.

Após o tradicional Parabéns pra você, o cartunista Chico Caruso uniu-se ao filho em um dueto (podiam ter chamado o Léo para compor um trio). O que eles cantaram? Perdoem-me a ignorância, mas não faço ideia (se alguém ouviu e sabe, poste aqui, por favor. Mas só os títulos das músicas, está bem? Crianças leem este blog durante o dia).

Chico Caruso brindou e soltou a voz com seu filho

O que mais tenho a dizer? Bem... Eu li alguns dos esquetes colocados no livro e afirmo: quem ler, vai rir pra valer. E ficar louco. Sim, louco para ver o espetáculo ao vivo. E, acreditem, esse é o único parágrafo totalmente sério desta “resenha”.

É preciso legenda nessa foto?

32 comentários:

  1. mto bommmmm!!!!!! queria mto ter ido tbem, só ferasss! adorei o post! e eu quero mtooo esse livro!!! :D
    @lastblueblood
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sergio que delicia de aventura animadada homem ...Adorei a descrição dos primeiros passos ate o evento uhauhauahua...super suspense...tu eh bom nisso hein...
    Gostaria muiito de estar la adoro o Fernando Caruso..
    esse livro deve ser daqueles que deixam as pessoas olhando pra gente com cara de espanto e se perguntando se chama um psiquiatra enquanto nos matamos de rir com o livro ...hehehe ADOROOOOO

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas com certeza agora vou le-lo. Super aventuras assim, ainda mais expostas no teatro e de autores nacionais, merecem meu respeito e total apoio.
    Voce me deu uma ótima idéia com esta promoção.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Caramba,estou sem palavras,só gente legal nesse dia e vc teve q grande chance de conhece los ,e conseguir o autógrafo dos Fernando C. e Bernardo,com certeza estou super curiosa em ler o livro sim e quero muito participar para ganhar o livro´´Z.É. - Zenas Escrevinhadas``desses grandes artistas e escritores,bjss -- @laistv2

    ResponderExcluir
  5. Parabéns peçp post e quem sabe eu seja uma das sortudas a ganhar o livro. Ah seria um grande presente ;)
    Andréia
    @andreianapolea

    ResponderExcluir
  6. Fala sério! Cumé que não sabia desse livro? A peça eu já conhecia (e espero o dia em que eles venham se apresentar aqui, de graça, com uma sessão livre para pais com babys chorões... pode ser?).

    Esses malucos são muito bons! Se a peça faz o sucesso que faz, porque o livro não seria bom? Impossível!

    ResponderExcluir
  7. olá
    ja sigo o blog hehe
    deve ser legal o livro hehe
    =]
    quero ganhar
    =]
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ok, sei que é clichê eu ressaltar que amo livros divertidos, que acho perfeito ler eles logo após um romance policial, que quero ler esse livro, que adorei o post e que gosto muito do seu blog, mas já que isso é tudo verdade, apelo para esse clichê. hehehehehe'

    Abraços!

    @stehpradella

    http://o-diario-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa que legal!! Animação total ein!!
    Com certeza mereço ser a sortuda
    estou torcendo muito, já que sigo o
    blog a algum tempinho rsrsr ^^
    beijo;*

    ResponderExcluir
  10. vai parecer clichê mas eu realmente amooooooooo o Fernando Caruso, assisti todos os episódios do De Cara limpa, e to louca pela segunda temporada, sigo ele no Twitter, Orkut, Net afora, gostaria muito de conhe-lo um dia, mas um autografo seria o gostinho desse sonho Sergio...parabéns!!! Amei tudo e até me senti lá. beijos.

    ResponderExcluir
  11. Os lançamentos aqui não passam nem perto disso!!! Que máximo!!! Eu quero o livrinho autografado!!!!

    Bjos e parabéns pela matéria!!!

    @emporiolivros

    ResponderExcluir
  12. Perdi essa oportunidade .. poxa queria ter ido. so coisa boa :D
    @rafichaaa

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito do trabalho do Fernando como ator. Não li o livro e adoraria ler, pois deve ser muito engraçado. E é ótimo prestigiar os autores nacionais.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Sérgio,
    Conheci seu blog atraves do twitter, onde vc passou a me seguir. Grato pela escolha!
    Achei bem interessante pois dei uma vasculhada.
    Quando ao lançamento do Livro Z.É , realmente um time de peso. Imagino sim como deve ter sido a atmosfera desse lançamento. Energia Pura!
    Será muito bom receber essa energia também atraves do livro, se assim o random me escolher.
    Nas espectativa.
    Deixo o convite a conhecer meu blog,
    http://andersontomio.blogspot.com

    Abraço, Anderson Tomio

    ResponderExcluir
  15. Boa hora de ganhar um livro...
    Seguidor- Marquinho
    email-qmarquinho@hotmail.com
    Twitter- @qmarquinho

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser muito bom! Adoro o desempenho do Fernando como ator, ele é muito divertido! Abraços...

    ResponderExcluir
  17. Parece ser muito divertido, o título já chama a atenção e o autor então, mais ainda!!!

    Muito interessante!!! Quero muito ler!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  18. O post ficou muito descontraído e divertido!
    Já vi o espetáculo, ou pelo menos, uma parte dele no you tube e ri demais!
    Fico só imaginando como deve ser hilário o livro!

    Aaah, eu quero! *-*

    Beijos
    http://letraslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. a alegria é o carro chefe do post... assim é ótimo de se finalizar a semana.
    melhor ainda se ganhar o livro :D
    sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  20. Fiquei encantada com o seu blog e estou curiosa para ler o livro do Caruzo!
    Pai e filho talento inegável.
    Obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  21. Caramba, tudo muito legal, o evento, sua narrativa e com certeza o livro deve ser muito bom. Quero ler!!

    ResponderExcluir
  22. Sensacional!! Ainda não consegui ver a peça, mas se ler o livro já vou ficar feliz!!

    ResponderExcluir
  23. muito bom! adorei a meteria! adorei que estamos trocando figurinhas no twitter. grande bjo!

    ResponderExcluir
  24. Que delícia! Lançamento, autógrafos, gente bem humorada e festa de aniversário!
    Adoro teatro e os nossos bons humoristas, mesmo não tendo muitas oportunidades de ir ao teatro morando no interior.
    Espero ter sorte dessa vez e estar entre os vencedores e poder ler Z.É! :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Adorei a descrição da ida ao evento! haha

    Cheio de grandes humoristas, quero muito ler esse livro, até porque sou loca pra ir no teatro ver o Zenas Improvisadas!

    bjinhs

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia esse livro, parece ser muito interessante, para dizer o mínimo.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  27. Até que a introdução conseguiu ser irreverente. ;)

    @mychellevera

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro, adorei as fotos. Sergio vc é fotogênico!! Todas ficaram show! Quero o livro. Bjão

    ResponderExcluir
  29. Ah, que legal ^^
    Adoro os comendiantes que apareceram aí :)

    ResponderExcluir
  30. Oi Sérgio, eu amei a introdução viu, até achei que fazia parte do espetáculo,rsrs!Voce foi bem, voce foi bem!
    Amei a postagem, não sabia desse livro, e pelo que voce disse, vai me tirar lágrimas de tanto rir, quero muito, agora e conheci, ter a oportunidade de ler esse livro! Bjinhos!E vá em frente, voce tem jeito pra humor!

    ResponderExcluir
  31. olá, o que preciso dizer pra ganhar o livro? que eu curto o leo jayme? que , com relação à peça , posso dizer que nunca vi mas sempre amei? e que pretendo ver , no vivo rio , se tudo der certo? bom, já tenho motivos suficientes .. e por favor.. não deixe R$0,00 pro flanelinha dá 1,oo pra sua própria segurança, abçs LIN

    ResponderExcluir
  32. Adorei o post, diferente e divertido. As fotos ficarão mara. Estou com curiosidade para ler esse livro agora, rsrs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs