05/03/2013

Resenha: Aonde Quer Que Eu Vá

Livro de Cynthia França


Skoob
Milena Ferrara é mãe de duas filhas e esposa do renomado neurocirurgião Heitor Ravasco. Leva uma vida pacata, até o dia em que a jovem e sensual Florença cruza o seu caminho e coloca em xeque as suas convicções e o seu casamento. O que era um aparente conto de fadas transforma-se, de uma hora para outra, em um labirinto sem saída. Magoada e confusa, Milena se refugia na casa de sua avó, onde começa a questionar, pela primeira vez na vida, as escolhas do passado e tudo em que um dia acreditou. Em meio ao ajuste de contas consigo mesma, reencontra Marcelo, um antigo amor, e é testada como nunca imaginou ser possível. Aonde Quer Que Eu Vá é uma história tocante, que se constrói página por página. Cada descoberta nos mostra o quanto nossas escolhas podem impactar o destino e nos conduz à inevitável questão: o que realmente importa na vida?


A Cynthia ganhou minha admiração após eu ler seu primeiro livro, Por Linhas Tortas, que, apesar de trazer uma literatura mais voltada para o público feminino e diferente dos textos que estou acostumado a ler, conseguiu me encantar pela beleza e sensibilidade da história (leia a resenha). Aonde Quer Que Eu Vá carrega essas mesmas características e, em linhas gerais, traz um enredo com uma proposta semelhante: uma jovem mulher em busca da felicidade no amor. Para falar dessa bela obra, antes de tudo é preciso destacar a excelência da publicação. A Editora Asa de Papel fez um trabalho primoroso, da diagramação à capa, com especial destaque para a extraordinária revisão, algo raro de se encontrar fora das grandes editoras. O livro foi lido por mim e pela Luzia, que foi mais ágil na preparação do esboço de suas impressões sobre a trama. Sendo assim, decidimos que eu me encarregaria apenas deste primeiro parágrafo, ficando ela com a tarefa de elaborar a resenha propriamente dita. Bem, deixemos então a Luzia dar suas impressões sobre a história.

Aonde Quer Que Eu Vá é uma obra sensível, bela, cativante e, além de tudo isso, sutilmente culta (o texto é permeado por menções a livros clássicos, músicas, quadros, lugares históricos). O livro trata de situações contemporâneas, possíveis de serem vivenciadas por qualquer pessoa. Fala sobre fidelidade, casamento, busca pela felicidade e realização pessoal e profissional, mostrando como as escolhas feitas na juventude, com base em critérios como aparência e impulso, podem ser frágeis. A autora conduz a narrativa de forma simples e direta, o que dá ao leitor a agradável impressão de a história estar sendo contada por uma amiga, fazendo-o torcer pela felicidade dos personagens.

Além do estilo que aproxima o leitor da narrativa e de uma proposta despretensiosa, o que só aumenta seu valor, o livro traz diversas outras características positivas. Uma bem marcante é o uso de flashbacks para explicar o presente (como o encontro da personagem principal com o homem que poderia ter sido seu marido, o momento em que ela enfrenta seu pai para dizer que seu casamento acabou, os trechos que refletem seus pensamentos), conferindo uma dinâmica especial à trama.

Cynthia França
Embora isso não afete a qualidade do texto como um todo, a história perde um pouco do pique e de sua força a partir do reencontro de Milena - após ser traída pelo marido - com o primeiro namorado. Talvez a autora, nessa parte, pudesse ter se aprofundado mais nos sentimentos dos envolvidos na trama. O ex soa bonzinho demais, o que o torna ao mesmo tempo agradável e pouco real. Embora toda mulher queira um homem assim, ele poderia ser menos fictício, menos príncipe encantado.

No geral, posso dizer que adorei o livro e que o daria de presente a qualquer amiga. Aonde Quer Que Eu Vá é uma leitura delicada, que faz o tempo voar sem percebermos. Estamos aguardando ansiosos o lançamento do terceiro livro da Cynthia, esperando que ela continue a encantar os leitores com suas histórias lindas e cheias de momentos que nos fazem pensar sobre nossas próprias vidas. Não deixem de conferir! Vale muito a pena!

Valorizem o escritor brasileiro!

7 comentários:

  1. Gostei muito da resenha. A capa é realmente fabulosa.
    Parabéns a Luiza, ao Sergio e a Cynthia.
    Abraço e sucesso.

    Marco Antonio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  2. Que linda a capa desse livro! Junto ao título já me encantou de cara, fiquei cantarolando a música na cabeça. Fico muito feliz de ver que mesmo editoras não tão conhecidas cuidam do design de suas obras. A história superficialmente não é daquelas leituras que eu faço sempre, mas ultimamente tenho lido coisas diferentes e me surpreendido muito! (Viva o Bondinho da Leitura!) E acabo vendo que tinha um certo preconceito com uma das coisas que eu mais amo que é a literatura. :/

    P.S.: Amei ver o Division Bell no "enquanto escrevo ouço", é um dos meus álbuns favoritos! E meu favorito do Floyd, depois do masterpiece The Wall.

    Beijos a vocês, Sergio e Luzia!
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades de você, Bruna. Também não estou acostumado a livros como o da Cynthia, pois sou daqueles doidos que gostam de Kafka, Camus... :) Mas ela ganhou minha admiração desde o tempo de Por Linhas Tortas. É uma grande escritora e tem tudo para se destacar dentro do tipo de literatura que abraçou.

      Bruna, estou vendo que, além de ser uma leitora de qualidade, é também uma audiófila que sabe das coisas :) Ouço Floyd quase todos os dias e considero o Division Bell (a saideira da banda) the best. É provavelmente o disco que mais ouvi na vida.

      Bjs e tudo de bom!

      Excluir
  3. Queridos Luzia e Sergio,
    que emoção deliciosa me deparar com a resenha de Aonde quer que eu vá hoje!!! Como eu não esperava, foi uma grata surpresa!
    Em primeiro lugar, quero agradecer aos dois por terem lido o meu livro. E também por terem feito a resenha com tanto carinho. Percebo, nas palavras de vocês, a atenção e o cuidado com o material, o que os tornam, na minha opinião, resenhistas distintos.
    Receber elogios, críticas e observações de pessoas inteligentes é sempre um grande estímulo ao meu trabalho.
    Muito obrigada por tudo!
    Um grande beijo,
    Cynthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cynthia.
      Nós que agradecemos a excelente leitura proporcionada por seu livro. Você, sem dúvida, continua entre minhas autoras preferidas. Luzia manda lembranças. Bjs.

      Excluir
  4. Apesar de não fazer o estilo que mais busco em minhas leituras, a resenha foi instigante, o que me deixou com imensa vontade de ter uma varinha mágica e usá-la para que o livro aparecesse aqui, de repente, em minhas mãos.
    Obviamente, todas as mulheres vivem uma fase de buscar do amor ideal, príncipe encantado e todo o "mimimi" que os contos de fadas nos apresentam desde a mais tenra idade. Confesso que um dia tive esse surto de loucura - kkkkkkkkk... - Entretanto, mesmo não sofrendo mais desse "mal", sinto que posso cair novamente nas armadilhas que o destino nos impõe.
    Não estou "taxando" o livro da Cynthia, pelo contrário, amo enredos reais - ou quase - e que me tiram um pouco da empolgação caótica de lutas em estórias sobrenaturais, distopias e ficções épicas. Sendo assim, encontros e desencontros românticos são uma boa pedida.
    Ótima indicação. Resenha deliciosa! A capa é linda e diferente, chama a atenção. Esse livro já está em minha lista de leitura.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Quando li a capa do livro lembrei da música dos Titãs =)
    Muito bom! Parabéns!
    Depois olha os novos textos em meu blog → http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/ Espero que gostem.

    Um forte abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs