27/01/2011

O cágado de Chico Buarque

Leite Derramado e o Prêmio Jabuti


Nivaldo Cordeiro se classifica como “um espectador engajado” e, em seu site, utiliza uma frase do filósofo Raymond Aron para exprimir sua forma de pensar e de ver o mundo: "O liberal é humilde. Reconhece que o mundo e a vida são complicados. A única coisa de que tem certeza é que a incerteza requer a liberdade, para que a verdade seja descoberta por um processo de concorrência e debate que não tem fim. O socialista, por sua vez, acha que a vida e o mundo são facilmente compreensíveis; sabe de tudo e quer impor a estreiteza de sua experiência – ou seja, sua ignorância e arrogância – aos seus concidadãos."

No vídeo acima, Nivaldo assume essa filosofia para comentar a incursão de Chico Buarque ao mundo das letras, classificando seus romances de “livrecos”, e para criticar o Prêmio Jabuti. Segundo ele, “a CBL falhou em manter critérios de premiação que podem levar às incoerências reconhecidas por todos”, observando que “a claque esquerdista está sempre a postos para premiar os seus, mesmo contra a lógica e contra o mérito.” Vale a pena dar uma olhada. Quem não concordar ao menos irá se divertir.

Além de suscitar uma reflexão sobre a validade dos prêmios literários, ele, na condição de livreiro, dá a entender que a qualidade do mercado editorial sofre com o (mau) gosto dos leitores. Seguindo essa linha, aliás, Stephen King, há poucos anos, andou classificando de “medíocre” a obra de Stephenie Meyer. Mas isso já é outro assunto.

21 comentários:

  1. Eu comecei a ler esse livro, mas não tive paciência para terminar. Essa literatura formatada para ganhar prêmios costuma ter uma estrutura meio maçante. Muita gente gostou. Mas talvez pelo nome do Chico. Será que essas pessoas teriam a mesma opinião se o romance fosse assinado por um anônimo?

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca me interessei por esse livro, na verdade cheguei a ler o primeiro capítulo, mas não gostei e abandonei por ali mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, mas acompanhei tudo na mídia sobre o desenlace do prêmio Jabuti. Realmente, sinto muito em concordar com essa "palhaçada" que foi a forma de avaliação das obras.

    A torcida pela melhora permanece.
    Parabéns pelo Blog!

    http://www.leia-atentamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Aquilo que vendo, normalmente não leio. Aquilo que leio, normalmente não vende" Nivaldo Cordeiro

    Acontece isso em toda arte, principalmente no Brasil. Infelizmente só é dado valor aos verdadeiros artistas quando morre, ou nem isso.

    Não irei falar sobre a obra literária de Chico Buarque, porém, é óbvio que qualquer pessoa que tenha um nome na mídia, um nome conhecido, pode lançar um livro e este será sucesso de vendas e, obviamente premiado(porque premiam o que convém, pois é 'marketing'), e é de 'marketing' que se vive).

    Conteúdo cultural: http://www.conteudocultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Na minha mudexta opinião, como escritor, Chico Buarque é um excelente compositor.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente gostaria de parabenizar o blog.
    E em segundo, dizer que muito do que eu diria já foi dito pelos colegas. Infelizmente é assim que as coisas acontecem. E como disse nosso colega Cleyton "é de marketing que se vive". Sou paraense de Belém,e por aqui as coisas são bem piores no que diz respeito a leitura... aqui nem com marketing se vende. E o pior é que eu ainda insisto em escrever. O artigo fala por si só.

    versosrascunhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante.
    Gostaria de ler :)
    Ah.. "Para sempre Ana" parece ótimo.. Com certeza está na minha lista de livros para ler.
    Parabéns!

    www.fanshalobr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, os grandes prêmios literários já começam com os finalistas pré-determinados. E uma reflexão: como certas editoras podem participar de uma premiação para a qual contribuem financeiramente? Há sentido nisso??

    ResponderExcluir
  9. Não é de todo espantoso, que, em um país como o Brasil - com seus "jeitinhos" típicos - a arte, ou o que deveria ser, se corrompa.
    Não é que não se deva comercializar arte, como afirmava categoricamente Nietzsche. Pode sim ser comercializada, todavia, sem perder a essência da qual ela é feita. Tanto é que, há vários best-sellers que são verdadeiras obras de arte, como os do famigerado Stephen King. Agora, reduzir intencionalmente o valor real da obra ao valor de mero objeto de mercado é lamentável. Não sei se isso vem realmente acontecendo devido a uma nova safra de leitores pouco desenvolvidos ou pelos escritores contemporâneos. Talvez pelos dois, mas, o fato é esse, lamentavelmente.

    ResponderExcluir
  10. Novidades por aqui que legal.
    Voltando ao assunto do post, em parte tenho que concordar que alguns dos quesitos elogiado e ate premiados no mundo literari nao sao realmente a meninas dos olhos do Brasil, mas em grande parte a literatura deve-se ao leitor e como consumidor e alvo nos dizemos o que eh ruim ou nao, claro que as vezes o modismo grita mais alto e livros de pouco conteudo e critica vence entre a populacao e autores com obras excepcionais mais de pouco sucesso acabam sendo deixados de lado sem o conhecimento do publico.

    ResponderExcluir
  11. Complicado comentar sobre algo que não li, principalmente vindo a descobrir somente agora a questão de que Chico ganhou o premio Jabuti, teria que me interar muito mais a fundo para saber do que falo, afinal, não é correto de forma alguma julgar um ou outro sem ter bases, porém, não sei por que, a questão do modo como Nivaldo Cordeiro se expressou no vídeo me desagradou profundamente, porque não só mostrou uma empáfia, como algo errado, considerando que ele apenas viu um lado da moeda. De fato, me deixou um pouco irritadiça, mas apenas ao modo de expressão, talvez tenha razão, talvez não, mas nada lhe da o direito de tentar subestimar as mentes alheias, e foi justamente isto que me pareceu, que ele estava tentando manipular uma ideia, que talvez só pertença a ele. De qualquer forma, ele fique com a opinião dele e eu não me meto muito por não estar por dentro do assunto.
    Porém acho extremamente errado criticarem-se obras que às vezes podem ser simplesmente magníficas, somente porque você não viu a beleza delas não significa que sejam ruins.
    Para mim, todas as obras são válidas, o que não te ajuda, pode vir a ser uma estrela no caminho de outros, devemos apenas ter nossas opiniões baseadas referentes ao que lemos, mas jamais tentar colocar tais ideias nas cabeças alheias.
    Cada artista tem seu modo de pintar o quadro, uns preferem tinta acrílica, outros preferem tinta a óleo, e outros mais diferentes ainda gostam mesmo é de fazer esculturas. Os públicos alvos são totalmente diversificados, e devemos respeitar, afinal, o que seria do azul sem o rosa?
    Mas esta é a mera opinião de uma pessoa que gosta de ler sobre tudo sem preconceitos.

    J.H.C

    ResponderExcluir
  12. Já li outros dois livros de Chico Buarque: Budapeste e Benjamin. Gostei dos dois, principalmente de Budapeste. Há tempos Leite Derramado está na minha lista para compra... já ouvi tanto críticas boas quanto ruins!
    Na minha opinião, o q vale mesmo é a pessoa ter o hábito de ler, principalmente em um país onde a média de livros lidos ao ano é vergonhosa! Não interessa se é Chico Buarque, Paulo Coelho, um mero folhetim de banca ou um grande filósofo! Ler é o quê realmente importa! Além disso,para mim, Prêmio Literário não é grande requisito para ler um livro, assim como o Oscar em relação a filmes! Por exemplo, adoro Gabriel García Marquez, mas não gostei de Cem Anos de Solidão! Considero outras obras de sua autoria mais interessantes, mas isso é questão de opinião, gosto pessoal!

    Compartilho do que falou Jéssica Helena no comentário anterior: gosto de ler tudo sem preconceitos!

    Parabéns pelo blog! Muito interessante!
    Abraços

    http://introducingyouabook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adoro o compositor Chico Buarque, adoro seu pai, Sérgio, mas nunca li nenhum dos seus livros (do filho). Portanto, não sei o que dizer sobre o artigo. Um momento, sei, sim: concordo em separar preferência política de avaliação literária.

    Vitor
    http://twitter.com/Psicotwirapia

    ResponderExcluir
  14. Como muitos aí acima, ainda não li o livro. Mas também nunca tive interesse.Apesar do prêmio que o mesmo ganhou, conheço pessoas que leram, ou tentaram, e não gostaram. Continuo admirando o Chico como compositor, com licença da palavra,é FODA.

    Ah, o site é ótimo, vou acompanhá-lo sempre.
    =)

    ResponderExcluir
  15. Como já disseram, é complicado comentar a respeito de algo que ainda não li. Mas através do que você disse e o vídeo, vou tentar formular um comentário. Eu ainda não li nenhum livro do Chico Buarque, então não posso medir suas qualidades com a escrita, também não sou formada em nenhuma área específica para dar críticas mais consistentes e baseadas em algum método.

    Mas segundo minha humilde linha de raciocínio um bom livro deve instigar o leitor, ter frases bem elaboradas, uma narração envolvente, personagens interessantes e, sobretudo, a história deve formar idéias na cabeça do leitor para que ele possa se questionar em alguns aspectos e debater tais assuntos com outras pessoas. Porque não só livros como filmes e músicas devem trazer esse tipo de coisa para o cotidiano das pessoas. Despertar a atenção para determinados assuntos ou aspectos que muitas vezes sequer imaginamos. Afinal, os livros também são arte e como toda arte, instiga e ensina.

    Uma frase que eu particularmente acho bastante acertada a respeito não só da área literária, mas a cinematográfica e a musical: "Sucesso não é sinal de qualidade". Temos vários exemplos em todas essas áreas. Acredito que grande parte das pessoas estão acostumadas com as informações mastigadas e não precisam se esforçar para digerir tudo aquilo. Não precisam pensar muito e nem fazer comentários muito profundos porque, na verdade, muitos não têm com quem discutir ou até então não conseguem entender completamente o que está sendo passado nas entrelinhas.

    É bom que as pessoas comecem a ler, isso é um fato, acho que qualquer livro é válido, porém ficar preso a um tipo de literatura barata e pouco trabalhada é quase a mesma coisa que não ler. Acho que as pessoas deveriam se arriscar e entender que livro é algo mais que só diversão, é arte também. E arte ensina, emociona e desperta várias vezes a humanidade das pessoas porque a arte explora isso justamente. Não sei se me fiz entender, mas é isso...

    Blog muito interessante e o post tem um ótimo tema para ser debatido :D

    Beijos,
    Julliana,
    http://eucoracaolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Não li sobre Edney e não li Chico, mas não é de hoje que ouço falar do Chico como escritor.
    É polêmico. Li uma artigo na Veja,onde uma escritora Irlandesa " metia o pau " no trabalho do Chico Buarque e muitos brasileiros foram contra.
    Vou ler para dar minha opinião, pois como compositor não é o meu favorito.
    escritorajanealves24x7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Como não li o livro, não posso dar meu pitaco, mas creio que há pessoas que gostem desse tipo de leitura, como vivemos num país democratico, temos que respeitar opiniões e gostos diferentes dos nossos.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é uma surpresa! Um achado! Se na capa fosse omitido o nome do autor, desesperadamente eu iria procurar desvendar esse mistério e ler tudo que ele tivesse escrito. Mas como sabemos se tratar de Chico Buarque, a coisa fica melhor ainda, pois sabemos o quanto é difícil um artista se destacar, produzir com tamanha qualidade em tantas frentes. Livraço. Altamente indidado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li não nenhum livro do Chico, apesar de ter "Leite Derramado" em casa (falta-me tempo). Adoro Chico Burque como compositot, mas ainda não tive a chance de ler seus livros. Assim, achei muito pertinente esta postagem e a leitura dos comentários acima, pois me esclareceram uma dúvida: "Será que os livros do Chico são "bons"? E ainda, assisti este ótimo vídeos de Nivaldo Cordeiro, UM espectador engajado. Bom, que admitamos, muita gente gosta dessse tipo de leitura, muita gente não gosta, então, por incentivo deste post de grande criatividade titular, lerei um livro para opinar melhor em outra ocasião.
    Termino com: os bons prêmios não vão só para bons livros.
    Gostei de conhecer o blog, parabéns Sérgio Carmach; espero ainda ganhar seu livro.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  20. Muito bacana! Chico Buarque é o que há! Assisti em dezembro uma homenagem e realmente gostei muito! Seria um prazer concorrer ao livro!

    ResponderExcluir
  21. Engraçado... Eu estava dando uma olhada em Leite Derramado noutro dia mesmo, depois que soube da polêmica do Jabuti. Acho que alguém já disse isso aí em cima, mas talvez eu não achasse o livro essas 1000 maravilhas se não tivesse a assinatura do Chico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs