20/10/2011

E-books

O que você acha da leitura eletrônica?


Em conversa recente com minha editora, a Caravansarai, fiquei sabendo que ela pretende se dedicar à publicação de e-books. Mas, no processo de divulgação do livro Para Sempre Ana, noto que muitos resenhistas e blogueiros em geral são arredios à ideia de ler no formato digital.

Embora qualquer livro digitalizado possa ser chamado de e-book, existem alguns critérios para definir que características deve possuir um livro eletrônico para ser considerado profissional. O artigo aqui linkado esmiúça bem a questão e esclarece pontos interessantes sobre o assunto.

E você? Leria um e-book? Se sim, só o faria em um aparelho portátil ou não se importaria de usar a tela do computador para a leitura? Para mim e para os escritores em geral, é importante saber essas respostas. Por isso, coloquei uma enquete na barra lateral do blog (a enquete já foi retirada). Quem quiser votar ou comentar este post estará nos ajudando a formar uma opinião a respeito.

Um grande abraço!

15 comentários:

  1. Eu não su muito fã de e-books não.
    Gosto do papel, de carregar o livro e lê-lo no ônibus sem ter medo de assalto, de virar a folha com as mãos, da lombada amarelando com o tempo. *-*

    Acho que sou das antigas.

    Beijos!
    http://letraslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sérgio e Luzia!
    Acho os ebooks bem legais, principalmente porque pode ser lido em qualquer lugar, basta ter um smart ou tablet.
    E mesmo disponibilizado no pc, é um pouco cansativo, mas imprimo quando não consigo ler por aqui (como fiz com o Para sempre Ana) e ainda coloco na estante...kkkkk

    Acabei de ganhar uma coleção inteira de suspense/mistéiro/policiais em ebook e adorei!!


    Agora... o cheirinho do livro em mãos é outra coisa, né? Acho que nunca acabará...kkkk

    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. O ebook é muito melhor na questão da possibilidade de leitura (é muito mais barato e fácil conseguir vários), enquanto o livro pega muito mais pro lado sentimental (quando se trata de um livro que adora, não tem nem essa história de um ou outro, a pessoa que leu o ebook com certeza vai tentar comprar a outra versão). Só que aqui no Brasil não dá pra comparar um ao outro porque as condições de leitura são diferentes. Primeiro, não tem lá aquela quantidade imensa de ebooks disponíveis (só os "piratas"). E o leitor digital não é uma realidade (o que traz outros vários problemas, tipo a pessoa ficar presa ao computador ou até se sentir mal lendo). Só essas diferenças já contribui muito, mas se você for pensar ainda em um autor brasileiro e desconhecido divulgando seu ebook, só piora. Pra você ter ideia, eu que não tenho nenhum problema para ler em computador (tem quem se recuse), já li vários até (inclusive o Para Sempre Ana), semana passada li 4 livros de uma série no computador e decidi comprar os outros 4 em inglês mesmo e esperar pra ler no livro (isso já com o ebook desses disponível). E foi uma daquelas séries viciantes que não dava para largar e até agora eu não consigo fazer outra coisa que não seja falar dela, mas mesmo adorando tanto assim eu não imprimi o pdf (sou dessas que acha loucura) e nem li tudo na internet, porque as condições não valiam a pena. Se já foi ruim pra um livro que eu adoro, imagina pra alguém ler algo desconhecido de um autor brasileiro?

    Então, meio que resumindo: acho que qualquer um pode ler um ebook, mas isso depende muito de como a balança vai pesar (coisas como condição de leitura e vontade de ler valem muito). De qualquer forma, o melhor é ter pelo menos as opções..

    ResponderExcluir
  4. Olha para mim tendo o aparelho não teria o problema, mas como não conheço esses aparelhos fiquei me perguntando e se terminar a bateria bem na parte importante ou a pilha que seja, eu iria ficar muito chatiada...kkkk....por isso que os leitores preferem ler em impresso...rsrsr...mas muito boa essa pergunta.....beijokas elis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que comprei um tablet pra conseguir ler ebooks porque na tela do meu celular é super desconfortável. Porém o que tem de prático (tem dias que vc só consegue ler livros assim por conta dos afazeres da vida em geral, tem de não prazeirosos... Eu amo o livro na mão, o papel, o cheirinho de livro novo, sabe? Prefiro muito ter o livro do que ter simplesmente o arquivo do livro pra imprimir...

    Bjus,

    Sa
    http://mundo-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de ebooks! ^^
    Fico no notebook lendo sem problemas, só ajustar o brilho da tela! ^^
    Mas, isso é de cada um ^^
    Abs

    ResponderExcluir
  7. EU quero muito um leitor de ebook, mas não vou deixar de ler livro impressos. Acredito que temos que nos adaptar as novas tecnologias, podem ser também uma forma mais ecônomica para nós leitores tendo em vista que muitos livros impressos tem preços impraticavéis! Li um ebook de uma autora nacional e amei, virou um livro que tenho q comprar impresso.

    ResponderExcluir
  8. Vou ser bem sincera e direta: não curto ebooks. Não leio e nem leria num computador ou leitor de ebook, qualquer q fosse ele. Prefiro os livros impressos, gosto de tê-los comigo, guarda-los, acarinha-los... Coisa de leitora voraz mesmo =)
    Bom final de semana, abraços.

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  9. Meu marido tem um Kindle (leitor de e-books da Amazon) e só lê por ele. Me dá até invenja. Eu lendo um livro pesadão (último do Ken Follet) e ele com aquela coisinha na mão que tem centenas de livros e é levinho.
    E-book, vc ainda vai ter vários
    (postado por Eliana Leal da Caravansarai)

    ResponderExcluir
  10. Claro que sim. Apesar que ter o livro em mãos é muito mais gostoso. Quando a gente ama a literatura, não tem problemas com esse pequeno detalhe.

    http://diogo-pimenta.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de e-books. Nunca tive problemas em ler na tela do computador, só não leio no celular; mas nada se compara ao prazer de segurar um livro, virar as páginas, sentir o cheiro do papel. É uma experiência única.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, amo e-books, na verdade adoro ler, seja impresso ou digital, a questão é a acessibilidade, gostaria que todo livro tivesse essa opção e que fosse mais barato, pois infelismente eu sou obrigada a retirar da net, acabo conseguindo varios livros, hoje só leio e-books e no meu celular, acostumei bem, o que me impota é ler, me prendo na história e esqueço que é o meu celular...leio em média 3 á 4 livros por semana então pra mim é viavél...BJUS.

    ResponderExcluir
  13. Gosto dos dois formatos de livros. Só leio e-book em casa (no Ipad) por questão de segurança. O problema do e-book é a questão que acaba a bateria e a luz reflete no Ipad e não dá pra ler direito. Estamos no processo de transição dos suportes. Acredito que a editora deva lançar as duas opções.

    ResponderExcluir
  14. Recentemente comprei um e-book reader. Eu amo livros impressos não tem nem comparação. Além disso, é mais seguro. O que me fez comprar um leitor digital então?

    Foram vários fatores:
    1) moro no interior onde só tem uma mini livraria caríssima e uma biblioteca precária ainda assim é possível comprar pela internet;
    2) porém, não sei o esquema e de quem é a culpa, mas geralmente os livros que me interessam são caros, vide Stephen King ou José Saramago;
    3) muitas vezes os livros de bolso (mais baratos)não têm a qualidade gráfica do livro convencional;
    4) muitos livros pelos quais me interesso estão esgotados, tanto novos quanto em sebos, como é o caso de A Coisa, de Stephen King que está esgotado (e custa R$98,00);
    5) além disso, com o e-book, você não precisa ter medo de não gostar do livro e gastar dinheiro a toa (o que aconteceu comigo com o livro Destino, de Ally Condie).

    Por mais que seja lindo a ideia de não se preocupar com dinheiro quando o assunto é livro a realidade é outra. Sem contar que eu não tenho com quem pegar emprestado. O máximo que eu conseguia era na biblioteca escolar que infelizmente não é aberta ao público e vou perder muito com isso.

    Como acredito que todos (inclusive eu) devemos ter acesso à literatura de qualidade de qualquer época, não hesito em fazer downloads. E se gosto muito, com certeza compro o livro depois, foi assim com Laranja Mecânica, de Anthony Burgess.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs