01/07/2012

Elton SDL

Um autor ao mesmo tempo lírico e intelectual


Olá, amigos!
Quem acompanha o Recanto sabe que este espaço valoriza a literatura nacional e está sempre de portas abertas para divulgações dos colegas escritores, sejam eles parceiros ou não. Hoje apresentarei um autor, que, além de amigo, deu-nos o prazer de se tornar parceiro do blog. Seus textos são impregnados de lirismo e intelectualidade, já tendo sido lidos por gente famosa. Vamos conhecê-lo?

Nascido em Palmeira dos Índios no ano de 1993, o alagoano Elton é um escritor bastante jovem, mas experiente. Tomou gosto pela literatura em 1993 e, desde então, não parou de colecionar êxitos. Venceu o Concurso de Poesia Graciliano Ramos em sua cidade. Em 2010, obteve o terceiro lugar no III Concurso Prosa e Verso, promovido pela APALCA - Academia Palmeirense de Letras, Ciência e Artes - na categoria Verso. Elton também atua como radialista em uma rádio comunitária e, na área musical, começa a compor letras e melodias. Desenvolveu o projeto de pesquisa A Influência da Literatura Fantástica na Formação da Personalidade, apresentado no III Encontro de Iniciação Científica do IFAL (Instituto Federal de Alagoas). Atualmente, cursa Letras nesse instituto e, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estuda Psicologia. Elton escreve especialmente fantasia, poesia e terror e seus textos já foram lidos por Arnaldo Antunes e Antônio Torres.

Vozes na Madrugada:
Essa coletânea de contos de terror e suspense marcou a estreia de Elton junto ao público. A obra traz 12 histórias, das quais 6 estão sendo gradativamente disponibilizadas em seu site. A narrativa é despretensiosa e, segundo o autor, apresenta o que há de mais humano e de mais monstruoso nas pessoas, “revelando-nos, assim, muito sobre as relações humanas e sobre o mundo em si, por meio de histórias bizarras, sobrenaturais e assustadoras.” Vozes na Madrugada está à espera de publicação, o que levará ao público a integralidade da obra.

O livro Mentalmorfose:
Protestos anárquicos, palavras sublimes de amor, observações contemplativas e filosóficas, versos duros e lúcidos, epifanias surreais – eis a matéria prima em essência ambígua que compõe essa obra, extraída da mente do jovem poeta Elton Silva de Lima.

Skoob
A cada estrofe lida – esteja ela acompanhada da melodia vibrante das rimas vigorosas ou da aleatoriedade dos versos brancos – o leitor percebe a (des)construção e a transformação mental do eu – lírico – que é o processo de mutação evolutiva e regressão inerente a todo e qualquer ser humano.

Ora libertos do casulo, ora ainda dentro dele, planando nas páginas de Mentalmorfose executamos o voo que só se faz possível através das asas da poesia.

Algumas resenhas do livro:
Over Shock
Blog de Rafael Rodrigo

3 comentários:

  1. Obrigado, novamente, pela honra de ter um espaço junto ao blog, Sérgio.
    Adorei a postagem e seu esforço em promover nossa nova literatura.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, quem conhece o Elton sabe do talento excepcional que ele tem com as palavras e isso se confirma a cada novo trabalho que acompanho. Seu espaço para divulgar a literatura também merece destaque. Parabéns pelo post e blog. Já estou seguindo.

    Abraços e sucesso também com seus projetos literários
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que legal. Nem conhecia o autor, mas parece ser muito carismático! ;)
    Ótimo post, adorei o Blog, abração.

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs