04/10/2012

Resenha: Pedaços de Possibilidade

Livro de Maurem Kayna


Skoob | Blog | Amazon
Pessoas quase comuns vivendo dias prováveis. Mas algo sempre pode desviar o curso da rotina. O que une os textos, de algum modo, é a sensação de que a vida dos personagens poderia ter tomado rumos melhores se, em algum momento, nem sempre desvendando, as decisões, escolhas ou acasos tivessem sido outros. Em alguns contos, há notas de irreal ou de improvável, mas dificilmente se conclui pelo explicitamente fantástico.

Pedaços de Possibilidade é um bálsamo em meio à mesmice literária que anda por aí, um texto adulto e poético feito por quem tem a pena de uma verdadeira escritora. Quem não aprecia livros de contos certamente precisará rever seus conceitos após findar a leitura desse pequeno grande livro. Na obra, cada uma das curtas histórias é profunda em sentimentos e traz grande densidade narrativa. E, apesar do tamanho, os contos sempre geram uma expectativa no leitor em relação ao final. Não seria errado dizer que a literatura de Maurem, em vez de proporcionar um grande clímax, gera micro-orgasmos repetidos no leitor. É mesmo uma experiência e tanto navegar por esses pedaços de sensibilidade.

Em muitos trechos, é preciso desvendar quando a autora está sendo literal ou cínica, o que é um agradável exercício para o leitor. Maurem vasculha o fundo da alma humana, e suas palavras transpiram melancolia – às vezes doce, às vezes amarga – indo do luminoso ao sombrio em histórias sem diálogo, cujos personagens, no entanto, dizem muito ao leitor. Um trabalho primoroso, original e repleto de belas construções de palavras.

Gostava das madrugadas, fosse para percorrer as páginas de Camus ou para contemplar as torrentes de setembro, mas cumprir horário de segunda a sexta limitava minhas possibilidades.

O trecho acima – além de citar um de meus autores preferidos, Albert Camus – encerra uma verdade que pode ser enxergada sob vários prismas. Pode ser dirigido, inclusive, a muitos autores que escrevem dentro de parâmetros limitados, adequando-se às tendências de mercado, o que os torna burocráticos e travados artisticamente. São como o assalariado que, de segunda a sexta, cumpre sua jornada de trabalho mecanicamente com a única finalidade de satisfazer o patrão. E, nos momentos de folga, mesmo quando quer, não consegue exercer sua criatividade, transcender o comum. Maurem, com certeza, não está incluída nesse (enorme) rol de autores adeptos do automatismo.

É extremamente gratificante ser arrebatado por um texto e poder elogiá-lo enchendo a boca de sinceridade. Pedaços de Possibilidade mereceu 5 estrelas no Skoob, ladeadas por um coração de favorito. E me tornou fã dessa autora, que merece ser lida, divulgada e elogiada. Não por cortesia ou rasgação de seda, mas, como dito, por merecimento.

Palavras da autora:


Valorizem o escritor brasileiro!
Um grande abraço!

3 comentários:

  1. Fiquei curiosa na sinceridade que senti nas suas palavras ao elogiar obra e autor, já anotado para eu não me esquecer e cantá-lo, aniversário está próximo rs assim que ler volto aqui pra comentar.
    E sem rasgação de seda, penso o mesmo do seu livro, estou com medo de resenhar e não consegui passar tudo que senti lendo PSA.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigos do Recanto!
    Como sempre mais uma boa opção de literatura brasileira.
    Parabéns, Sérgio. Parabéns à autora.

    Abçs,
    Cármen Machado.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curioso para ler também! Pelos trechos que li da Maurem no grupo do Facebook, já vi que ela escreve muito bem e é criativa com suas histórias. Vou colocar na minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs