28/11/2012

Resenha: BRAHNAC - A Terra Mágica

Livro de Cátia Isotton Nachbar


Skoob | Site | Comprar
Clarice não imaginava ter um passado repleto de mistérios, que poderiam lhe custar a vida. O breu em sua lembrança, cuidadosamente ocultado por aqueles que a amavam, revelou-se o mais tenebroso e arriscado destino, uma dádiva – ou uma terrível má sorte – que ela não estava preparada para aceitar ou assumir. Era impossível escapar. Não poderia fugir do confronto com seus inimigos, habitantes irreais de outra dimensão, seres sobrenaturais – horrendos, disformes e sanguinários – fiéis a um mestre das trevas que só carrega um objetivo: matá-la e usurpar seu poder, um poder que ela jamais sonhara ter, um dom próximo ao divino, ao infinito. Porém, além de sobreviver, ela precisará resgatar alguém que tem nela sua única esperança de vida: uma irmã, sequestrada pelo demônio-mor. Conseguirão as gêmeas escapar das garras do inimigo e restabelecer o equilíbrio em Brahnac?

Assim que tem Brahnac em mãos, o leitor sente um primeiro impacto: o volume do livro. Sim, Cátia conta a aventura de Clarice em mais de 700 páginas (alguns afirmam que jovens não curtem livros grossos, mas essa crença já foi desmentida há tempos, inclusive pelas inúmeras fãs adolescentes de Paula Pimenta, escritora de sucesso que tem livros de até 600 páginas). Já tendo se acostumado ao peso de Brahnac, o leitor passa a dirigir sua admiração para a qualidade da publicação: a capa tem laminação brilhosa e uma gravura belíssima e cheia de significado; a diagramação e a fonte escolhida são perfeitas; o acabamento é em costura...

A história pode ser dividida em duas partes. Na primeira, que ocupa pouco menos de 1/3 do livro, entramos em contato com a rotina adolescente de Clarice. Acompanhando o dia a dia da personagem, conhecemos seus amigos, sua escola, seus anseios e desejos... Em determinado momento, surge o misterioso Alan, um professor de arco e flecha que faz Clarice balançar entre o desprezo e o encantamento, tornando a trama bem interessante. Bia, melhor amiga da protagonista, fecha o trio central da primeira parte, que é permeada pelas estranhas e instigantes visões de Clarice. O elo com o segundo segmento do livro é feito por uma série de revelações bombásticas, ocasião em que a protagonista percebe viver em um mundo de ilusões. Tudo à sua volta parece ser uma espécie de encenação, o que deixa o leitor bastante surpreso.

Um livro de peso
A segunda parte do livro conta a incrível aventura de Clarice em terras brahnaquianas. Nesse ponto, vê-se que a sinopse deixa a desejar, pois a história é mais incrementada do que o resumo na contracapa faz supor. Após ser revelada a Clarice sua verdadeira identidade, ela precisa encarar a missão de encontrar sua irmã gêmea, raptada pelo demônio-mor de Brahnac. Para isso, a jovem precisa inicialmente recuperar sua memória sobre a Terra Mágica. É aí que a aventura realmente começa. A protagonista e seu séquito vão montando um verdadeiro quebra-cabeças em meio a criaturas míticas (elfos, fadas, centauros) para conseguir esse primeiro objetivo, cuja conclusão permitirá combater as forças do mal. Nesse trecho do livro, vemos que a qualidade da obra não está apenas em seu aspecto físico. Percebe-se a (acentuada) preocupação da autora com a narrativa. O texto, apesar de sua espontaneidade, é montado com muito apuro e pesquisa, contando até com enigmas, que precisam ser entendidos e desvendados. Só é lamentável ver a pena segura e elegante de Cátia ser maculada por um jovialismo extremo e desnecessário. Encontramos muitos “tá”, “tô”, “tão” (estão) e até “praquele” e “cê” (você), inclusive em momentos totalmente desnecessários, como este: Da próxima vez ela vai tá morta em uma bandeja (p.510). Mas, relevando-se esse detalhe e as falhas de revisão (não tem jeito: a revisão é o grande calcanhar de aquiles da nova literatura nacional), pode-se dizer que Brahnac é um livro grandioso.

Kit Brahnac
Os personagens importantes que cercam a protagonista – como Alan e Andrew – vão sendo desnudados de forma surpreendente em um enredo complexo e atraente, tudo envolvido por um clima que remete levemente às histórias de Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis). O leitor, aliás, precisa se acostumar com a grande quantidade de personagens no livro. No final, a esperada guerra épica é permeada por acontecimentos paralelos, o que a torna bem mais que uma simples narrativa empolgante. O fim (?) do vilão também merece destaque, pois a forma como tudo acontece é totalmente inesperada. Poética até.

Não deixem de conferir mais esse grande lançamento da nova literatura nacional.
Valorizem o escritor brasileiro!
Um grande abraço!

15 comentários:

  1. Uau! Interessantíssimo!!! Já estava encantada por este livro pela linda capa... Agora, após conhecer um pouco mais do enredo, fiquei instigada e, com certeza, já o coloquei em minha lista de desejos.
    Ótima indicação. Parabéns à autora.

    Como sempre, Sergio nos trazendo excelentes novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Niki! Obrigada pelo carinho! Espero que seus "desejos" sejam realizados em 2013!
      =^-^=
      Se quiser acrescentar um brilho especial a este, em particular, entre em contato comigo!
      O kit BRAHNAC, da foto que o Sérgio publicou, é um brinde especial para os(as) especiais! Kkkkkk
      Beijos....
      Cátia
      autora@brahnac.com.br

      Excluir
  2. Caro Sérgio, estou extremamente lisonjeada com sua resenha. Impecável e surpreendente! Você teve o dom de explanar o enredo sem revelações, com foco preciso e precioso nos pontos relevantes do livro, sintetizando a estória de modo brilhante! Pela leitura de outras resenhas suas, as quais venho acompanhando, vejo que esta é sua característica, um trabalho que faz com maestria e eu não poderia esperar nada de melhor para a PRIMEIRA RESENHA DE BRAHNAC!
    Sei que você é extremamente sincero e crítico, no sentido positivo, por apontar as falhas e colaborar com sugestões construtivas. Por este motivo, considero valiosas as suas palavras.
    Obrigada!
    Quisera eu conseguir disponibilizar esta resenha para o maior número de pessoas possível, pois com certeza o impacto seria favorável e, quem sabe, meu livro alcançaria o brilho que merece.
    Um grande abraço.
    Cátia

    ResponderExcluir
  3. Oii eu já li Brahnac, e gostei muito mesmo do que li ♥ Apesar de ter me cansado um pouco em alguns momentos super recomendo a leitura!!A capa é linda mesmo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzii! Você realmente é um amor! É tão prazeroso saber que a leitura de BRAHNAC a agradou ao ponto de fazê-la acompanhar a sua trajetória e, mais do que isso, compartilhar a sua opinião e incentivar novos(as) leitores a seguirem o seu exemplo!
      Só posso agradecer-lhe por isso! Muito obrigada!!!! =^-^=
      Super beijo!!
      Cátia
      autora@brahnac.com.br

      Excluir
  4. Uau adorei a história e por isso já marcei o livro na minha lista de leitores do Skoob. kkkkkkkkkk

    Parabéns pela resenha.

    Blog Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    Super Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Fernanda!
      Não deixe de compartilhar a sua opinião comigo, após ler o livro!
      Como eu disse à Niki, o Kit BRAHNAC, da foto que o Sérgio publicou, é um brinde especial para os(as) especiais! Se o desejar, entre em contato comigo!
      Beijos....
      Cátia
      autora@brahnac.com.br

      Excluir
  5. A capa é maravilhosa,pela resenha acho que vou amar.
    Li 2 livros este mes muito grossos e fiquei triste quando acabei a leitura, se tivesse ++++páginas iria adorar.
    Tomara que tenha a mesma surpresa agradavel com Brahnac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, esta capa ficou linda, mas sou suspeita para falar!
      Sandra, você é das minhas, sabia?! Adoro livros grandes... Mas, que sejam envolventes!
      Eu os devoro!! Kkkkk
      Espero que BRAHNAC seja classificado com cinco estrelas, na sua opinião!
      E, se quiser o Kit, entre em contato!
      Beijos....
      Cátia
      autora@brahnac.com.br

      Excluir
  6. Achei muito bom esse livro, não conhecia, acho que é um livro que valerá a pena também. Apesar de estar um pouco reticente com fantasias nos últimos tempos.

    Abraços

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique reticente, Irinia. Precisamos de um pouco de fantasia em nossas vidas, que nos faça sonhar e suspirar. A realidade é dura demais e se incumbe de sugar o nosso encanto... às vezes até a ilusão ou a vontade de acreditar em "contos de fada"!
      Apesar de eu não classificar BRAHNAC como um "conto de fadas", acho que você não deveria perder a chance de lê-lo, pois se deixar de lado, vai acabar esquecendo! Kkkkkkkk
      Beijos....
      Cátia
      autora@brahnac.com.br

      Excluir
  7. Fantástica resenha!
    Como disse Cátia, sincera e uma crítica positiva. Devo acrescentar empolgante e marcante.
    Estarei divulgando está resenha para que todos os leitores da blogosfera, possa admirar e desejar o livro, como as comentaristas acima.

    Cátia, meus parabéns, logo serei eu a dar minha opinião e certamente, sinto que irei amar.

    Sérgio, mais uma vez, parabéns!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nizete, querida!
      Deus coloca no nosso caminho as pessoas certas, na hora certa e cabe a nós reconhecermos o seu valor! Você, com certeza, é esta pessoa na vida de BRAHNAC! Foi a primeira e, agora, fui agraciada pela vinda do Sérgio!
      Vocês dois são mais do que parceiros literários, são grandes amigos que quero conservar!
      Pessoas leais, honestas, sinceras, amigas na pura expressão da palavra!
      Agradeço a Deus por este presente e a vocês por me aceitarem (ao meu livro) em suas vidas!

      Obrigada, amiga, pela força!
      Beijos....
      Cátia

      Excluir
  8. A curiosidade é algo sério, não?! Kkkkk Voltei para conferir se haviam novos comentários... A sensação é ótima! Emoção redobrada a cada mensagem! E só agora percebi que posso responder individualmente! Dããã! Kkkkk
    Mas, de maneira geral, agradeço a todas pelo carinho, apoio e por dedicarem alguns minutos para responderem a este post!
    Um grande beijo!
    Cátia

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de mandar um email perguntando do livro. Achei muiti interessante.
    Parabens, ate porque a resenha me atraiu muito.
    Estiu para encerrar umas parcerias em meu blog amanha.
    Enfim....eeixo aki meu endereço tbm :-)

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs