26/09/2013

15 Contos + : um projeto que vale a pena ser conhecido

Uma "letripulia" de Helena Frenzel


Leia aqui a coletânea completa

Helena Frenzel é a mentora do projeto 15 Contos +, dedicado “aos que ainda buscam a própria voz na arte de contar”. Fiquei muito feliz por ter sido convidado a ler e prefaciar o Volume II, recém-lançado. Deixo abaixo o meu texto introdutório e, ao lado, o link para quem quiser baixar ou ler on line esse extraordinário trabalho da Helena Frenzel, que reúne diversos autores de talento:


"Prefácio:

Ao enveredar pelas linhas a seguir, alguns leitores, tomando ciência de quem as escreve, talvez se vejam envolvidos por brumas de incredulidade e hesitem prosseguir: afinal, por que um romancista estaria introduzindo uma coletânea dedicada a contos? De fato, não é pequena a parcela do público que enxerga a literatura através de um postigo exíguo e mesquinho, segregando contos de romances, e nutre um preconceito que por vezes beira a superstição.

Confesso: durante muito tempo, enclausurado na masmorra dos romancistas radicais, integrei essa estirpe de espíritos débeis e viciosos, que viam contos com olhos glaciais. Mas a boa ventura entrelaçou meu destino aos de exímios contistas de uma incipiente safra nacional, e percebi extasiado: toda forma de literatura resplandece sob o mesmo sol. Mais que isso. Entendi que o contista é um ser notável, pois, na ação de suas histórias, ele está adstrito a universos reduzidos – já que a narrativa nesse estilo literário costuma ater-se a um único fragmento existencial dos personagens, a um único drama em especial, a um único momento definido no tempo – limitação só vencida por uma pena criativa, capaz de conferir um lirismo (igualmente único) às palavras, de elevar a simplicidade a dimensões inimagináveis, de conceder auras oníricas a situações cotidianas e de fazer do clímax dramático um instante intenso e mágico, tudo com o objetivo de arrebatar o leitor de maneira singular, o que remete à célebre e arguta frase do contista argentino Julio Cortázar: 'No combate entre um texto e seu leitor, o romance sempre vence por pontos, enquanto o conto deve vencer por nocaute.'

A despeito de todas as qualidades inerentes aos contos e dos prazeres proporcionados por esse estilo narrativo, promovê-los em um projeto demanda coragem e abnegação. O fomentador precisa superar a barreira do gosto popular por histórias longas e apresentar um produto atraente ao público – como dito acima, que o nocauteie. Entre esses heróis criativos, temos uma maranhense dada a “letripulias” – como ela própria define sua postura literária – que, apesar de formada nas áreas de Ciência da Computação e Romanística, é autora e editora de e-books gratuitos e independentes, blogueira voltada às letras e mentora do projeto 15 Contos +, cujo segundo volume estou tendo a felicidade de introduzir.

Tal qual um gemólogo encantado ao se deparar com o potencial de diamantes inlapidados, li, feliz, os textos auspiciosos deste volume em seu estado original, sem revisões ou alterações. Assim como uma pedra precisa ser bela, rara e durável para ser considerada uma gema, um texto, além de possuir certos atributos para ser qualificado como conto, também necessita de certas qualidades para ser precioso. E elas estão presentes nas linhas criadas pelos autores desta coletânea, pois Helena selecionou escritos promissores – poéticos, criativos e repletos de imagens vívidas – para integrá-la. O leitor que se aventurar neste volume certamente se deparará com diversos estilos de contar um conto, mas jamais deixará de se deleitar.

As palavras na história de um contista exímio são cheias de significados especiais, cujo enunciado nem sempre se extrai em um primeiro momento (coisa da verdadeira arte), e demandam leitores sensíveis, que queiram e saibam degustá-las na essência. Espero que você, que acompanhou até o final esta introdução, seja um desses seres abençoados."

4 comentários:

  1. Obrigada, Sergio. Foi uma surpresa agradável encontrar este post no google!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena. Como sempre digo, sou eu que agradeço o convite para prefaciar sua coletânea :) Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  2. Olá, Sérgio!
    Prazer conhecer o seu blog. Na condição de participante, com um conto, no volume II, venho agradecê-lo pelas auspiciosas palavras em sua introdução e pela motivação para que continuemos a labutar com as letras, para que elas se juntem a fim de propiciar, além do nosso prazer pessoal, o deleite do leitor. Obrigada!
    Um abraço
    Celêdian Assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Celêdian. Também fiquei muito feliz em conhecer o seu blog. Na verdade, as minhas palavras no prefácio podem ser consideradas um agradecimento à Helena e a todos vocês, pois seus textos me ajudaram a enxergar a literatura de forma mais ampla. Espero que mais leitores descubram o prazer de ler contos. Obrigado a vocês! Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs