20/11/2011

Resenha: O Soldado da Luz

Livro de Thiago Costa Santana


Borda Arredondada sem utilizar imagens
O livro no Skoob | Comprar
Sinopse:
(a sinopse abaixo foi feita pelo autor da resenha. Para ler as oficiais, clique nos links abaixo da capa ao lado)

Elden, importante comandante da guarda real, retorna de uma viagem e descobre que Estriges, uma amiga de infância, foi acusada de bruxaria e está presa no castelo aguardando a execução. Na cela, a moça confessa a Elden ter mesmo poderes de magia, mas diz que os usa para o bem. Ela seria uma bruxa da luz e ele, segundo a acusada, um soldado da luz. Mesmo sabendo que será considerado um traidor, Elden a liberta após ter uma visão, na qual homens e bruxos perversos se enfrentam ferozmente. Já a sós com Estriges na floresta, o soldado da luz descobre que é o único com poderes para impedir a volta de Esbat, o mais malévolo e poderoso dos bruxos, exilado em um mundo esquecido há mil anos. Se falhar, os homens serão destruídos. Para cumprir essa missão, Elden precisará achar a espada de Crã e, com ela, matar o herdeiro de Esbat em um ritual. Mas quem seria esse herdeiro? Onde estaria a espada, que também é cobiçada pelos bruxos das trevas? E a aventura para salvar o mundo começa...

Estriges: boa ou má?
O Soldado da Luz - com sua história repleta de elementos míticos, magia e seres inspirados em lendas de povos antigos - é um romance de literatura fantástica. A trama central é a jornada de Elden por cidades e outros lugares do reino, onde ele se confronta com gigantes, espíritos, escorpiões, lobisomens e um vasto elenco de criaturas além da imaginação. Nesse caminho cheio de ação, o soldado da luz também é fustigado por visões, algumas perturbadoras e nas quais ele não pode acreditar.

Um ponto bastante interessante do livro é a narrativa em primeira pessoa, feita pelo próprio Elden, o que dá ao leitor a perspectiva do herói. Assim, ao invés de percebermos a história sob o ponto de vista de um narrador distante, temos a impressão de interagir com os acontecimentos e sentir com mais força as emoções vividas pelos personagens. Estes, aliás, surgem sem parar. Elden, após se perder de Estriges, vai fazendo novos amigos, como Lilith, uma híbrida de elfo e duende, Darlimth, filho de um caçador de bruxos, Prizis, um cavalo alado, entre muitos outros.

Lilith, a híbrida
É impossível não comparar a busca de Elden em O Soldado da Luz com a busca de Perseu pela Medusa em Fúria de Titãs. Mas a jornada criada por Thiago transcorre com mais dinamismo e possui maior riqueza de detalhes e acontecimentos. Enquanto seres míticos brotam de todos os lados e personagens são pouco a pouco acrescentados, a trama vai se tornando cada vez mais intrincada. As três batalhas do livro, por sua vez, são narradas em ritmo vertiginoso e remetem à grandiloquência do supercombate travado em O Retorno do Rei (da trilogia O Senhor dos Anéis).

Mas o livro não é só ação. Em meio a tanta energia, o leitor pode sentir o sabor de outros ingredientes, essenciais a um bom romance. Assim, vivencia sentimentos de paixão, perdão, fraternidade, perseverança... E, ao final, revelações inesperadas tornam o desfecho surpreendente.

O autor está realizando um projeto de ilustração de todos os personagens (as gravuras acima são uma amostra desse trabalho). Thiago também planeja transformar os desenhos em bonecos. É esperar para ver!

É isso aí, amigos! Fica a dica!

Valorizem o escritor brasileiro!
Um grande abraço!

5 comentários:

  1. Rapaz, fiquei SEDENTA para ler esse livro *_*

    ótima resenha Sérgio, realmente me despertou a vontade de ler =D

    ResponderExcluir
  2. Ah, sou uma doente por Tolkien, e só o modelo de enredo já me cativou ^.^ansiosa pra ler

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a resenha! O livro deve ser fantástico!!!
    Obrigada por compartilhar conosco! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Com certeza, vou ler!

    ResponderExcluir
  5. Eu viro uma traça quando o assunto é literatura fantástica.
    Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs