24/01/2012

Resenha: Por Linhas Tortas

Livro de Cynthia França


Borda Arredondada sem utilizar imagens



Por Linhas Tortas conta uma história de amor e de superação. A história da mulher que compreendeu a importância de assumir a sua individualidade e as rédeas do seu destino. Tímida e introspectiva, Ester conhece cedo o amor da sua vida e acredita que, com ele, será feliz para sempre. Até que a vida a surpreende com um fato inesperado, e ela percebe que não pode vagar pelo mundo como uma sombra, à mercê das adversidades que nos espreitam em todos os lugares. Decidida a mudar, ela dá uma guinada em sua vida e se lança em uma jornada, sinuosa e ao mesmo tempo delicada, em busca de si mesma.


Eu poderia começar dizendo que não é tarefa fácil para um homem comentar uma história de contornos femininos, que remete a sentimentos e anseios igualmente femininos, como a espera pelo amor ideal e o desejo de constituir uma família feliz. Mas isso seria preconceituoso e antiquado de minha parte, pois já vai longe o tempo em que os homens associavam emotividade a fraqueza. Hoje em dia, podemos admitir sem medo quando gostamos de algo repleto de sensibilidade e feminilidade. E foi exatamente o que aconteceu comigo ao ler Por Linhas Tortas, um romance belo, singelo e delicado.

A protagonista, Ester, é uma pessoa admirável, com quem me identifiquei totalmente. Ela é cabeça aberta, mas ao mesmo tempo madura; é carioca, mas adora dias frios e lugares bucólicos; é jovem, mas, além de avessa a baladas e academias de ginástica, ama a literatura; é advogada, mas abomina a formalidade de tratamento que existe no meio jurídico; é introspectiva, mas não tem um comportamento antissocial; é emotiva, mas nunca perde a sensatez; é bonita, mas insegura quanto à sua aparência; é frágil, mas consegue reunir forças nas adversidades; é brasileira, mas não gosta de futebol; e, para ela, conquistas materiais não visam status ou riqueza, servindo apenas para ajudá-la a alcançar o que realmente importa: paz e prazer espirituais. É com essa mulher de sonho – simples, autêntica e paradoxal no melhor sentido da palavra – que Cynthia constrói sua história.

O livro poderia ser resumido da seguinte forma. Ester – uma mulher tímida e culta, dona de ideias e gostos pouco convencionais – encontra seu grande amor na faculdade. Mas o destino interrompe sua caminhada rumo à felicidade, deixando-a completamente perdida. A partir daí, ela precisa reunir forças para enfrentar o mundo e, quem sabe, encontrar novamente o amor.

Se esse filme faz seu tipo, você adorará Por Linhas Tortas
Como se vê, o enredo é extremamente simples. De fato, Por Linhas Tortas não é um livro de reviravoltas nem possui uma trama intrincada. É, sim, uma singela história de vida, cujo texto – narrado de forma direta e em primeira pessoa – poderia ser considerado quase um diário se não contivesse diálogos. A linguagem – sem ornatos, mas bonita e correta – cativa. Se fôssemos comparar o livro de Cynthia a filmes, poderíamos citar os encantadores Noites de Tormenta (baseado no romance de Nicholas Sparks) e Sob o Sol da Toscana, ambos com Diane Lane, que, aliás, daria uma Ester mais que perfeita.

A autora também merece crédito por ter resistido a uma tentação que acomete muitos escritores brasileiros. Em vez de ambientar sua história em cenários internacionais (mais glamourosos e interessantes, segundo muitos leitores), colocou seus personagens em terras tupiniquins. E esse livro é uma prova de que ambientações nacionais funcionam tão bem (ou até mais) que as internacionais. As descrições de Cynthia pintam lugares maravilhosos e cheios de magia na mente do leitor.

Ester seria o alter ego de Cynthia?
Em determinado ponto da leitura, fiquei preocupado. O discurso de Aretuza para reanimar a irmã Ester me pareceu impregnado de uma autoajuda paulocoelística, o que me provocou um princípio de urticária rs. Mas felizmente esse tom ficou restrito à fala da personagem e a esse ponto específico da história. E não podia ser diferente, já que a autora parece ser tão culta quanto a protagonista e faz referência em seu texto a um rol imenso de autores clássicos, como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Jane Austen, Machado de Assis, Homero, Gabriel García Márquez, entre muitos outros. Aliás (não sei bem por que motivo), fiquei com uma forte impressão de que Ester é uma espécie de alter ego da Cynthia.

Dizem que resenhas longas em blogs literários afugentam os leitores. Então, embora eu ainda tenha muito a dizer sobre Por Linhas Tortas, vou encerrando por aqui. Para terminar, digo que esse é um livro maravilhosamente simples que se tornará simplesmente maravilhoso se lido no mesmo clima em que se assiste às comédias românticas protagonizadas por Diane Lane no cinema: um misto de emoção e leveza, temperado com uma pitada dramática. E não se incomode se seus olhos umedecerem vez por outra (mesmo se você for um machão de carteirinha).

Valorize o escritor brasileiro!
Um grande abraço!

11 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Sergio! Estou ansiosa para ler Por Linhas Tortas! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei da história e a relação com Noites de tormenta realmente me fez olhar com ainda mais interesse para o livro cuja curiosidade já me dominava antes... Gosto de prestigiar autores brasileiros novatos...

    ResponderExcluir
  3. O livro da Cynthia parece mesmo ser muito interessante e eu pretendo ler, com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti "Noites de Tormenta" e "Sob o sol de Toscana". São filmes ótimos!!
    Se o livro segue o mesmo estilo dos filmes, existe uma forte probabilidade de gostar da leitura.
    Ainda mais qdo a trama tem uma protagonista distinta e um romance tocante. :)

    Parabéns pela resenha!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha está maravilhosa e faz qualquer um ter vontade de ler o livro. Gosto de histórias ambientadas no Brasil. É tão bom conhecer os lugares, apreciar os nossos costumes.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Sergio!
    Nem vou comentar sua resenha porque afinal de contas expõe que és realmente.
    E qual o problema de um homem colocar sua própria sensibilidade e porque não dizer, seu lado feminino para aflorar?
    Quanto ao livro, interessantísmo!
    Cada dia minha admiração pelos autores nacionais tem crescido.
    Vou agorinha ver como faço para ler e resenhar o livro.

    Sucesso Cynthia!

    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sergio!

    Só vejo resenhas boas sobre esse livro. E, a sua não foi diferente!
    Quero muito lê-lo muito em breve!

    Sucesso para autora!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Sérgio, muito bem colocada a ideia de ambientar a narrativa em chão brasileiro. É preciso também espaço para a nossa terra e nossos escritores.
    A história chama a tenção pela personalidade de Ester, com a qual podemos encontrar pontos em comum, pelo que descreves em tua resenha.
    Ah, eu não tenho medo de resenhas lingas rsrs.
    Abç,
    Cármen Machado.
    http://ideiasdecanario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. "Em determinado ponto da leitura, fiquei preocupado. O discurso de Aretuza para reanimar a irmã Ester me pareceu impregnado de uma autoajuda paulocoelística, o que me provocou um princípio de urticária rs." hehe eu senti isso também.
    Mas simplesmente adorei o livro, a Ester é uma personagem sem igual e tanto ela quanto a autora me conquistaram.
    Sergio adorei sua resenha, e me diverti com o começo rs
    BJão pra você e pra Luzia
    =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Este livro parece muito bom, estou louca pra ler! *-* É bem interessante o fato de ser ambientalizado no Brasil...
    Abração, adorei sua resenha!!

    ResponderExcluir
  11. Sérgio, parabéns pela resenha! Completamente coerente e com informações que servem para atiçar a curiosidade dos leitores.
    Eu não sou nem fã de resenhas gigantes, nem das pequenas demais. Tudo depende de como o resenhista se expressa, e você o fez muito bem.
    Quero muito ler 0/

    Beijinhos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs