31/10/2013

Lado A, Lado B – Retalhos de uma História de Amor

Novo e surpreendente projeto do escritor César Costa


Skoob | Amazon
Eu me encantei pela primeira vez com a escrita de César Costa ao ler uma obra premiada do autor, 2 de Julho - Uma História de Liberdade, que levou o primeiro lugar em um concurso literário promovido pelo Governo da Bahia. Ao saber que César havia finalizado seu mais novo projeto – um livro chamado Lado A, Lado B – Retalhos de uma História de Amor – tive a oportunidade de ler a obra sem que ela tenha sido lançada. E, novamente encantado, senti uma imensa necessidade de vir aqui registrar minhas impressões.

César Costa
Lado A, Lado B é, antes de mais nada, um livro surpreendente, uma das características, aliás, mais desejáveis em uma história. Não há nada pior em qualquer trama que clichês, situações óbvias e ideias (mal) recicladas. Na primeira parte (Lado A), é apresentado Roberto (protagonista e narrador), um garoto de 11 anos que repentinamente se vê apaixonado pela nova vizinha, uma doce menina chamada Jennifer. A narrativa ágil, permeada por situações instigantes, faz o leitor acompanhar curioso a relação cheia de altos e baixos dos dois personagens, da infância à fase adulta. Um romance? Uma história de amor, como faz crer o subtítulo? Talvez, mas os momentos finais de Lado A apresentam situações totalmente inesperadas, culminando com um desfecho espantoso.

Para a maioria dos leitores, o início do Lado B será um baque ainda maior que o final do Lado A. Roberto se vê destronado do posto de narrador e o papel é assumido por outro personagem, cuja profissão talvez não seja conveniente revelar. Conforme a leitura avança, todas as conclusões tiradas pelo leitor na primeira parte são colocadas em xeque, pois a história de Roberto e Jennifer é agora contada sob um prisma totalmente diferente. Ao final, um novo panorama é descortinado; e, para delírio do leitor, abrem-se as portas para um até então impensado lado C.

Com essa obra, César Costa mostra mais uma vez seu talento para contar histórias originais e surpreendentes, sem, no entanto, perder o fio da meada e a coesão. Fica a torcida para que o autor ache, o quanto antes, uma editora capaz de perceber o potencial do livro. O público certamente agradecerá.

César com outros autores nacionais lançando uma coletânea de contos

Valorize o escritor brasileiro!
Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Acho impressionante sua capacidade de análise dos textos, por isso te admiro... Ainda que tivesse somente coisas ruins a destacar em meu texto, eu ficaria feliz por receber a sua, sempre, sincera opinião.
    Grande abraço e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por esse livro! Um dos melhores textos do César, sem dúvidas. Surpreendente é pouco para defini-lo...
    Adorei ler as suas impressões, pois senti cada emoção descrita nela enquanto lia a obra.

    Parabéns a ambos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs