19/12/2011

Resenha: Escapismo

Livro de Rafaela Rocha Macedo


O livro no Skoob
Olá, amigos!
Neste post, trago mais uma resenha de um livro nacional. Vale mesmo a pena dar uma conferida! Vamos ler?

Escapismo utiliza alguns elementos já bastante explorados nos últimos anos pelo mercado literário, como vampiros e reinos mágicos. Mas termina aí a semelhança com qualquer outro livro que se possa ter em mãos. Escapismo é realmente criativo e diferente. Diferente na abordagem, na ousadia, na beleza do texto... Dividido em seis contos (veja mais abaixo um breve resumo de cada um), traz duas estórias diferentes.

Interessante notar que Rafaela explora a dualidade humana no livro, dando à primeira estória uma conotação mais espiritual, enquanto imprime à segunda um forte apelo carnal. Nesse último aspecto, também cabe destacar que Escapismo trata com maravilhosa naturalidade conceitos tidos como tabus (homossexualidade, a possibilidade de se amar duas pessoas ao mesmo tempo).

Percebe-se o desvelo da autora na escrita. As frases são bonitas e bem construídas; a linguagem é delicada. Enfim, nota-se que existe uma clara preocupação com a estética textual. Só incomoda o uso incorreto e constante do “quê”, quando deveria ser usado “que”, sem acento. Mas isso é mero detalhe de revisão, ao qual não deve ser dada maior atenção.

Antes de destacar cada conto, uma última observação: o título do livro faz referência a uma música da banda Nightwish (Escapist) e diz respeito à sensação da autora ao escrever suas estórias, e não a estas em si.

Borda Arredondada sem utilizar imagens
Primeira estória:

Presente Noturno – nesse primeiro conto, o que mais chama a atenção é uma questão filosófica: seria melhor viver uma imensa e efêmera alegria, sabendo que um dia sua perda trará um sofrimento sufocante, ou abdicar dessa alegria e viver em uma eterna tranquilidade de emoções, sem sofrimentos, mas também sem venturas? É... Difícil escolha... Em Presente Noturno, vemos o dilema de um casal de vampiros nessa situação, pois, na condição de imortais, cogitam adotar um bebê perdido, uma menina mortal que, claro, irá envelhecer e morrer.

Por Eternia – Atelas, o bebê do primeiro conto, tornou-se uma mulher. E em Eternia, uma terra de magias, chega a sua vez de fazer uma difícil escolha: para manter a paz no reino, valeria a pena submeter-se à vontade do malévolo mago Rast, ou seja, abdicar de seu amado e, além disso, passar por cima de seus valores? Atelas deve tomar uma decisão. E somente o íntimo de cada leitor poderá dizer se o saldo dessa escolha foi positivo ou não. Por Eternia é um belo conto, no qual letras de músicas ajudam a dar um maior clima à trama.

Incondicional – Rafaela se utiliza de conceitos espíritas (reencarnação, novas vidas em outros mundos) para narrar a possibilidade de reencontros impossíveis. É um conto muito bom, que deixa ao leitor a tarefa de imaginar o final. Mas um detalhe da trama incomoda bastante: Rast se arrepende e renasce para se redimir, mas, ao lembrar-se de sua vida passada, é tomado por uma fúria vingativa. Bem... Se houve arrependimento, a ira realmente não faz o menor sentido. De qualquer modo, a mensagem implícita na estória é genial: é válido aceitar condições para se ter um amor sem condições, um amor incondicional. Brilhante!

Borda Arredondada sem utilizar imagens
Segunda estória:

Pela paixão. Pelo Sangue – a autora se utiliza de personagens da mitologia grega para criar uma trama impensável e repleta de criatividade, na qual se vê um triângulo amoroso envolvendo deuses homessexuais vampiros. Nesse conto, novamente entremeando seu texto com letras de música, Rafaela é muito competente ao imprimir naturalidade e magia ao universo gay, demonstrando talento e sensibilidade admiráveis.

Venha. Envolva-me. Entregue-se – no penúltimo conto do livro, um servo homossexual do deus Hades vê-se encantado por Athena. E o leitor é levado a belas reflexões. Afinal, o que é o amor? Onde ele realmente reside?

Em teus braços – o servo de Hades vivencia o ciúme quando percebe que pode ser substituído por outro.

Resumindo, pode-se dizer que Escapismo é um pequeno grande livro. Em poucas páginas, é possível ver o grande talento de uma nova autora nacional. Altamente recomendado!

Valorizem o escritor brasileiro!
Um grande abraço!

6 comentários:

  1. simplesmente um dos meus livros favoritos.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que estamos valorizando autores nacionais e suas obras!

    Ao pararmos de olhar somente pro exterior, acabamos por encontrar inúmeras histórias inteligentíssimas e criativas vindo de nossos conterrâneos! Parabéns por investir em divulgar essas histórias!

    ResponderExcluir
  3. A cada resenha eu fico mais curiosa, estou louca de vontade de ler Escapismo.

    ResponderExcluir
  4. Ai Sérgio, que resenha mais linda!!!

    Nem sei o que dizer, sério... Sempre que leio uma resenha de Escapismo meus olhos enchem d'água.

    Não imagina como fico feliz por ver que meu livro agradou um escritor como você.

    Beijos estalados!

    ResponderExcluir
  5. Já tive o prazer de ler Escapismo e realmente é um ótimo livro. Mal posso esperar para ler as próximas aventuras desse e de outros Universos criados pela autora!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs