18/05/2011

Resenha: Persuasão

Livro de Jane Austen


Oi, amigos do Recanto. Finalmente debuto no blog, quase um mês e meio depois do anúncio feito pelo Sergio. Ele me pediu para resenhar livros, mas isso exige tempo e dedicação. Como trabalho todos os dias, demorei a aparecer. Para iniciar a “labuta”, ainda em passo de estreante, escolhi um livro cuja leitura vinha adiando: Persuasão, de Jane Austen.

Na estória, Anne Elliot, nascida em uma família aristocrática inglesa do século XVIII, apaixona-se ainda jovem por Frederick Wentworth, um humilde porém ambicioso capitão da Marinha, de quem fica noiva. Apesar do sentimento mútuo que une o casal, Anne é persuadida por sua esnobe família a rejeitar a oficialização do enlace. Ofendido com a recusa, o rapaz parte para longe, só retornando anos depois, já rico. A protagonista, então solteirona, reencontra seu grande amor e, mais uma vez, vê-se obrigada a considerar os antigos impedimentos que a afastaram do homem que ainda ama.

Com esse enredo simples, Jane Austen consegue desenvolver uma estória vibrante e cheia de intrigas. Ao mesmo tempo em que é irônica, mostrando como as aparências no trato social enganam, é também romântica, levando o leitor a torcer por um final feliz, com direito ao “felizes para sempre” e ao “castigo” dos “vilões”. Para quem gosta de um bom romance no estilo clássico, esses ingredientes são irresistíveis.

Um aspecto interessante em livros não-contemporâneos é a possibilidade que eles dão ao leitor de fazer comparações entre costumes de diferentes sociedades, entre estilos literários afastados no tempo etc. Mas Persuasão, além disso, também se presta para comparar a escrita da própria autora. Quem já leu outros romances de Jane Austen – como os óbvios Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma – percebe que Persuasão, apesar da proposta narrativa semelhante, permeada pelo típico humor inglês e pela rica lapidação psicológica conferida aos personagens, traz algumas “novidades”, como datas precisas no texto (antes inexistentes) e uma heroína balzaquiana. Seria Anne a encarnação da maturidade da escritora, que teria visto a possibilidade de uma mulher mais velha viver um drama romântico até então só aceito se experimentado por moçoilas?

William Gifford
Jane Austen
Ainda dentro do tema “escrita”, faça-se um aparte para a citação de uma polêmica: Jane Austen escrevia mal? Um texto de Ivan Lessa (Escrever bem escrevendo mal), mencionando um pesquisador inominado, aventa essa possibilidade. Segundo o tal, a autora tinha uma “pontuação instável sujeita a chuvas e trovoadas”, “distribuía maiúsculas como quem dá de comer aos porcos” e “não tinha a menor idéia de como e quando abrir um parágrafo”. Assim como os Beatles devem sua grandiosidade ao produtor e arranjador George Martin, Jane Austen deveria ao revisor William Gifford os créditos por “seu estilo correto e sinônimo, até hoje, do que há de mais puro e moderno em matéria de composição literária”, bem como pelos “famosos pontos-e-vírgulas que viraram marca registrada” da escritora. Se isso é fato ou ficção, não se sabe, mas, sendo verdade, estaria claro que a gramática é um peso para muitos escritores (inclusive para grandes escritores) desde tempos remotos.

A despeito da polêmica acima, Persuasão é um livro imperdível, uma obra-prima. Afinal, conforme dito no mesmo texto de Ivan Lessa, “No escritor, em primeiro lugar vem a voz, a mão, o tom - o estilo, enfim.” E, com base nesse quesito, Jane Austen só pode ser qualificada de “genial”.

11 comentários:

  1. Sergio eu li persuasao e amei, achei fantastico o jeito literario da Jane Auten, ja que esse foi o primeiro livro que li dela.
    O proximo dela que quero ler é orgulho e preconceito que tambem é muiito bem citado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Luzia! Já li Persuasão e amei! Acho Jane Austen uma excelente escritora e a melhor romancista de todos os tempos! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Isso sim é uma Resenha de qualidade!
    Nossa Luzia Luz Sempre Luzirá...eu já estava ansiosa para ler suas resenhas.
    Adorei!
    Um beijo grande =)

    ResponderExcluir
  4. Marcélia e Vanessa, obrigada. É sempre bom ouvir um elogio. Esse assunto (elogio) foi uma matéria, não lembro, acho que no Jornal Hoje, mostrando como as empresas e os funcionários rendem mais.
    Bjs. Luzia.

    ResponderExcluir
  5. Luzia, querida, que bom ler uma resenha sua. Aliás, a qual gostei muito. No começo você falava como se o livro fosse simples, e até acho que é, mas com certeza será uma leitura prazerosa!

    Adorei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Também acho ela genial, e tô nem aí se ela não sabia "abrir parágrafos" ou distribuia maiúsculas ao vento! acho que o que importa é o conteúdo e a imaginação dela!
    adorei a resenha e as fotos ilustrativas!:D

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por Jane Austen. Realmente esse livro é diferente dos outros. É um livro mais maduro, apesar de não ser o meu preferido da autora.

    Adorei sua resenha.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive oportunidade de ler Persuasão, mas já li Orgulho e Preconceito, e Razão e Sensibilidade , são maravilhosos.Adoro a escrita de Jane, perfeita!
    Parabéns pela resenha , maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  9. Se ela tinha problemas com a gramática, isso só me faz amá-la ainda mais e considerá-la um gênio da escrita ainda mais... porque ela descobriu as delícias de um revisor antes do que muitos autores...

    Jane Austen é perfeita! Adoro temas mais clássicos, adoro fazer pesquisa histórica nos livros dela, aprender sobre os costumes e tradições sociais da Inglaterra naquela época. Afinal, ela vivia ali e escrevia apenas o que conhecia... isso é divino!

    E a sua resenha é maravilhosa! Adoro o jeito como você parece escrever fácil, Luzia!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sara. Eu também sou superfã da Jane Austen. Estou lendo Mansfield Park agora, livro que demorei muito para encontrar. Obrigada pelo elogio, mas assim como parecia acontecer com Jane, também conto com um revisor, e do tipo chatinho (exigente) rsrs.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Não sabia desse porém da Jane Austen, mas também acho que sua fama não se deu somente por seus pontos e vírgulas. Adoro ela, é uma das minhas autoras preferidas e fiquei ontende de saber algo novo sobre ela.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
abcs